Geral

Eleição para grêmios estudantis da rede estadual será no dia 27

05/04/2016
Eleição para grêmios estudantis da rede estadual será no dia 27
Cada unidade de ensino formou uma comissão pró-grêmio composta por seis estudantes (Foto: Valdir Rocha)

Cada unidade de ensino formou uma comissão pró-grêmio composta por seis estudantes (Foto: Valdir Rocha)

As eleições para grêmios estudantis de escolas estaduais serão realizadas no próximo dia 27. O pleito contará com a participação de dez mil estudantes de escolas de Ensino Médio da Alta Maceió e Cepa. A ação, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), visa incentivar o protagonismo juvenil e fortalecer a participação do aluno nas atividades da escola.

Para organizar o processo eleitoral, cada unidade de ensino formou uma comissão pró-grêmio composta por seis estudantes. Caberá a este grupo mobilizar os colegas para apresentarem suas candidaturas e formarem chapas. Este processo teve início nesta segunda-feira (4) e prossegue até sexta-feira, dia 8.

As chapas terão de 11 a 15 de abril para registrarem suas inscrições junto à comissão pró-grêmio e de 18 a 25 para realizarem campanha. No dia 27, todas as unidades elegem seus representantes do grêmio.

Acompanhamento – Desde o ano passado, a 13ª Gere está empenhada na campanha para reativação dos grêmios escolares, orientando os estudantes acerca dos procedimentos e documentos necessários para a implantação dos espaços de representação estudantil.

“Esse momento é muito importante para a comunidade escolar, pois os estudantes exercerão um grande papel como partícipes de um processo democrático onde a cidadania é posta em prática. Para que tudo aconteça de maneira exitosa, é preciso o envolvimento de todos e, por isso, no dia 27, percorreremos as unidades para acompanhar o processo eleitoral”, afirma Monica Sarmento, gerente da 13ª Gere.​