Geral

Amazon desafia Netflix com novo serviço

19/04/2016
Amazon desafia Netflix com novo serviço
(Foto: © Amazon Studios)

(Foto: © Amazon Studios)

A Amazon.com Inc. quer disputar com a Netflix Inc. a liderança no mercado de “streaming” de vídeo. A gigante americana do comércio eletrônico anunciou que vai começar a oferecer o streaming como um serviço independente pela primeira vez. Ela já oferecia um serviço de vídeos, mas apenas para seus assinantes do programa de compras Amazon Prime, que permite entregas em dois dias sem custo de frete, e pelo qual o assinante paga uma anuidade de US$ 99 nos EUA.

A iniciativa sugere que a Amazon acredita que sua programação é forte o suficiente para concorrer com a Netflix. A Amazon fechou acordo para ter o conteúdo mais antigo da HBO e, mais recentemente, assinou com o diretor Woody Allen para uma série exclusiva de TV. Ela também se tornou uma compradora agressiva de filmes independentes, disputando com a Netflix as obras exibidas em festivais.

Nos EUA, a Amazon cobrará uma taxa mensal de US$ 8,99, um dólar a menos que a Netflix. A Amazon informou que também oferecerá, pela primeira vez, uma assinatura mensal do Prime nos EUA, por US$ 10,99. A Netflix e o Hulu, que também têm serviço de streaming de vídeo, não comentaram.

“Jeff Bezos [diretor-presidente da Amazon] está certamente amplificando a batalha com a Netflix”, diz Michael Pachter, analista da corretora americana Wedbush Securities. “Os dois vão concorrer mais de perto pelos consumidores, e a Amazon tem a vantagem de marketing de oferecer o serviço Prime completo por apenas um pouco mais por mês.”