Geral

Agentes penitenciários aperfeiçoam técnicas com espingarda calibre .12

07/04/2016
Agentes penitenciários aperfeiçoam técnicas com espingarda calibre .12
Capacitação aprimorou técnicas dos agentes penitenciários para utilização dos novos armamentos (Foto: Jorge Santos)

Capacitação aprimorou técnicas dos agentes penitenciários para utilização dos novos armamentos (Foto: Jorge Santos)

Para proporcionar mais qualidade e segurança no trabalho aos agentes penitenciários, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da Escola Penitenciária, concluiu, nesta quarta-feira (6), a primeira turma do Curso de Manuseio e Utilização de Espingarda Calibre .12.

A capacitação aprimorou as técnicas dos agentes penitenciários para utilização dos novos armamentos adquiridos pelo Governo do Estado para reforçar a segurança no sistema prisional.

 

Com carga horária de 10h/aula, o curso foi divido entre aulas teóricas e práticas. Na terça-feira (5), primeiro dia, foram abordadas as características da espingarda calibre .12, a exemplo do peso, comprimento, características técnicas e balísticas, além de elementos como o aparelho de mira, seletor, coronha, dentre outros.

Ainda na aula teórica, os participantes foram instruídos sobre o manuseio tático e administrativo do armamento, o controle de cano, limpeza e manutenção da arma para preservá-la por mais tempo e ter uma utilidade mais eficaz.

Já na aula desta quarta-feira (06), os servidores penitenciários realizaram atividades no estande de tiro do Regimento de Polícia Montada (RPMon). Foram disseminadas orientações sobre os princípios básicos do tiro, condutas adequadas, além de instruções de segurança, como: dedo fora do gatilho, controle do cano, campo de tiro, transporte do armamento, posições de tiro visado, defensivo e execução do tiro real.

O instrutor do curso, Cícero Vergetti, explica que capacitar os agentes com esse novo tipo de armamento é fundamental para a boa execução do trabalho diário. “O objetivo do curso é que eles conheçam e entendam o funcionamento desse moderno equipamento, aumentando a eficiência e precisão quando for utilizado”.

A agente penitenciária Acácia Cantoário integra o Grupo de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit) da Seris e é uma das servidoras que está recebendo a capacitação. Para ela, investir nos servidores é fundamental para que as funções sejam exercidas com plenitude e exatidão.

“Sinto que essas espingardas proporcionarão mais segurança. O novo armamento possui diferenças, se comparado com o antigo, por isso temos a necessidade de realizar esses cursos para aperfeiçoar as técnicas de trabalho”, contou Acácia Cantoário, destacando o trabalho contínuo de capacitação oferecido pela Escola Penitenciária.

A próxima turma do Curso de Manuseio e Utilização de Espingarda Calibre .12 será iniciada no dia doze de abril. Para assegurar uma das vagas, o interessado deve procurar a secretaria da Escola Penitenciária ou entrar em contato pelo telefone: 3315-1049.