Política

Vereadores de Palmeira retomam as atividades após feriadão de Páscoa

30/03/2016
Vereadores de Palmeira retomam as atividades após feriadão de Páscoa
O vereador França Júnior retomou as atividades hoje (30) na Câmara, após um período de quatro meses de licença (Foto: Edson Silva)

O vereador França Júnior retomou as atividades hoje (30) na Câmara, após um período de quatro meses de licença (Foto: Edson Silva)

Os vereadores de Palmeira dos Índios se reuniram hoje (30) em mais uma sessão na Câmara do município, após o feriadão de Páscoa. O vereador França Júnior (PS), que esteve afastado por um período de quatro meses do legislativo municipal, retornou à Casa e retomou suas atividades.

O vereador pediu afastamento de seu cargo em dezembro do ano passado para fazer pesquisas na Europa sobre a política de drogas e direitos humanos, e que fazem parte do curso de mestrado que ele faz na Universidade de Coimbra, em Portugal. França Júnior instituições do sistema prisional de alguns países e pôde conferir que os padrões adotados por lá, no que se relaciona ao tratamento dos encarcerados, não fogem aos que são aplicados no Brasil.

Durante a sessão, França Júnior se absteve da votação do requerimento de autoria do vereador Júlio Cézar (PSB), que pede que seja concedida a Comenda do Mérito Graciliano Ramos ao promotor de Justiça, e ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça.

França Júnior justificou a abstenção afirmando que tem sido um crítico contumaz à segurança pública do estado, principalmente no que se refere às abordagens policiais feitas em Palmeira e em outras cidades alagoanas. “Por isso não me sinto à vontade para laurear esse tipo de política que não traz a segurança que queremos. Aumentam o número de armas, o número de policiais, mas não aumentam a nossa sensação de segurança”, completou.

O vereador Júlio Cézar disse que a população quer ver a ação da polícia nas ruas e que isso também dá a sensação de segurança. “Não existe ninguém melhor do que o vereador França Júnior para falar de segurança pública no Brasil porque sei do trabalho que ele tem feito como professor e pesquisador acadêmico. Mas a sociedade tem necessidade de segurança nas ruas e na periferia, e quer a polícia presente. E nesse sentido, algumas pessoas precisam ser reconhecidas e o Alfredo Gaspar é uma delas. O investimento na segurança de nada adianta se não tiver a polícia na rua, e sei do trabalho que o Alfredo fez e do amor que tinha pelo que fazia, quando foi secretário de Segurança Pública. Por isso, acho justo que ele seja homenageado”, ressaltou.

O requerimento do vereador Júlio Cézar também inclui o novo secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Júnior, como homenageado.