Geral

Uncisal dá início a aulas de pré-vestibular gratuito MedEnsina

22/03/2016
Uncisal dá início a aulas de pré-vestibular gratuito MedEnsina
Aula inaugural do projeto MedEnsina levou dezenas de estudantes às salas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Foto: Eduardo Almeida)

Aula inaugural do projeto MedEnsina levou dezenas de estudantes às salas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Foto: Eduardo Almeida)

O sonho de ingressar em uma instituição de ensino superior levou dezenas de estudantes às salas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) nesta segunda-feira (19), quando tiveram início as aulas do MedEnsina, um projeto de Extensão que beneficia diretamente 70 alunos ou ex-alunos da rede pública.

O projeto, que surgiu em 2003 e é tocado por universitários de diversas instituições, prevê aulas gratuitas com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e em vestibulares tradicionais. Nele, os estudantes beneficiados também têm acesso a cursos pré-vestibulares privados e a plataformas online de educação.

“A previsão é que as aulas sigam até outubro, quando está previsto o Enem. Durante o curso, além das aulas, os estudantes vão ter acesso a um material de estudo e podem ganhar bolsas em instituições parceiras, como cursos que oferecem disciplinas isoladas”, explicou Berkmis Viana, acadêmico da Uncisal coordenador-geral do MedEnsina.

 Pouco antes da aula inaugural ter início, nesta segunda-feira à noite, as estudantes Camila Roque e Lívia de Oliveira, ambas de 16 anos, aguardavam ansiosas em uma das primeiras filas do auditório em que aconteceria o evento. “Nossa expectativa é que o curso nos auxilie a conquistar nosso objetivo, que é passar este ano”, afirmavam.

O estudante Leonardo Rocha, de 17 anos, deixou o Conjunto Santo Eduardo, onde mora, para acompanhar de perto as aulas do MedEnsina. O adolescente, que concluiu o ensino médio no ano passado, na Escola Estadual Theo Brandão, disse que tem como meta ingressar no curso de Direito de uma instituição pública.

“Fiz o Enem no ano passado, mas minha nota não foi suficiente. Acredito que, agora, com esse pré-vestibular, minhas chances de alcançar meu objetivo serão maiores. Quero me preparar e, ao final do período, poder comemorar minha aprovação”, explicou Leonardo Rocha.

Além de estudantes da rede pública, podem participar do projeto MedEnsina bolsistas de escolas particulares. As aulas são ministradas por universitários de diversas instituições, que, ao final do projeto, recebem um certificado de extensão.