Geral

Semana da Mulher em Alagoas

09/03/2016
Semana da Mulher em Alagoas
A data comemorativa faz alusão à combatividade das mulheres, enquanto segmento da sociedade historicamente oprimido, na busca por direitos. (Foto: Assessoria)

A data comemorativa faz alusão à combatividade das mulheres, enquanto segmento da sociedade historicamente oprimido, na busca por direitos. (Foto: Assessoria)

O Dia Internacional da Mulher também foi comemorado com as servidoras do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL). Nesta terça-feira, 8, elas acompanharam a palestra “Inteligência Feminina”, ministrada pelo psicólogo Ilton Filho, junto a promotoras de Justiça, estagiárias e funcionárias terceirizadas. A Procuradoria Geral de Justiça, em parceria com as entidades representativas dos servidores e dos membros e a Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promoveu o evento que lotou o auditório Procurador de Justiça Edgar Valente de Lima.

O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, compôs a mesa de abertura ao lado do presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal) e diretor da ESMP, procurador de Justiça Eduardo Tavares Mendes, da representante do Colégio de Procuradores de Justiça e do Conselho Superior, procuradora de Justiça Denise Guimarães, do presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Alagoas (Simpeal), Rafael Barreto, dos promotores de Justiça Marluce Caldas e Maurício Wanderley e da servidora Dilma Queiroz, que completou 35 anos de serviços prestados à Casa neste ano.

Segundo o chefe do MPE/AL, a data comemorativa faz alusão à combatividade das mulheres, enquanto segmento da sociedade historicamente oprimido, na busca por direitos. “O nosso bravo Ministério Público orgulha-se do quadro de membros e servidoras que desenvolvem, dia após dia, um trabalho digno da sociedade alagoana. Nelas, encontramos a garra e competência de profissionais da melhor estirpe e que cumprem sua atuação funcional acompanhadas não só pela condição de mãe, filha, irmã e esposa, como também na condição de indivíduo, de mulher”, disse Sérgio Jucá.

“As mulheres do Ministério Público, essas guerreiras do dia a dia, confirmam a percepção de que estão sempre preparadas para extrair força das ideias e para transformar em energia militante os projetos de sua mente criadora. Não param: buscam, na esfera judicial ou administrativa, solução para os problemas que mais afligem a população, não importa em que dimensão eles se apresentem – na saúde, na educação, no meio ambiente, na administração pública, nas relações de consumo ou em qualquer outro domínio da vida comunitária”, reconheceu o presidente da Ampal e diretor da ESMP, procurador de Justiça Eduardo Tavares Mendes.

Uma das homenageadas do dia, a procuradora de Justiça Denise Guimarães afirma que a valorização da mulher nada mais é do que a valorização da própria vida, uma vez que a mulher é mãe principal responsável pela perpetuação da espécie. “Ela também não seria nada se não fosse a figura do homem, nesse sentido. Mas por muitos anos, essa figura da mulher foi tolhida, não tinha direito a nada. A essência do dia 8 de março está exatamente na morte de mulheres que reivindicavam o direito à greve, quando foram trancadas e queimadas. Tudo isso mostra como a gente evoluiu. Então nada mais justo do que a Procuradoria, a Escola e as entidades representativas reconhecerem essa história numa brilhante e numa palestra maravilhosa que retratou pari passu o que foi a evolução da mulher”, explica.

Com a palavra, os servidores

O presidente do Simpeal, Rafael Barreto, defendeu que o Dia Internacional da Mulher corresponde a uma data simbólica para “demarcação de território” das mulheres, que obtiveram direitos sociais por meio de lutas e não apenas por concessões. “Há de se destacar que esta data foi uma conquista de todas as mulheres após anos, décadas ou mesmo séculos de ação, por isso o uso do termo internacional na referência ao dia. O empoderamento feminino segue em construção, ainda há muito pelo que brigar, principalmente quando se pensa no combate à violência doméstica e familiar e na ocupação de postos de comando no mercado de trabalho e na administração pública”, lembrou a liderança.

Servidora desde fevereiro de 1981 do Parquet Alagoano, Dilma Queiroz é chefe da Diretoria de Pessoal. Ela saiu satisfeita do evento, o qual considerou enriquecedor e uma prova de que a instituição pode reconhecer o valor dos servidores. “Eu iniciei nesta Casa quando o prédio ainda era um anexo do Tribunal de Justiça. Só na minha sala havia os departamentos de pessoal, financeiro e de protocolo, tudo junto! Mas dava porque éramos poucos servidores, entre eles, as colegas Terezinha, Lurdinha, Eliane, Eliana, Marlene e Maria Emília. Por tanto tempo de dedicação, a instituição tem uma importância muito grande para mim. Sinto-me bem por ainda estar atuante, em especial no setor onde sempre trabalhei”, lembrou a servidora, que defende o trabalho em equipe, com delegação de funções, com cada servidor dando o seu melhor para o MEP/AL.

A servidora Salete Brazil também elogiou a iniciativa da administração superior do Ministério Público e das entidades classistas. “Achei o evento muito alegre, em especial pela qualidade da palestra e por interagir com os colegas de trabalho, que costumam ficar espalhados nos andares diversos ou mesmo em outros prédios. Posso dizer que todas nós gostamos da atividade. O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para refletir sobre as conquistas que já tivemos e ver o quanto progredimos ao longo dos anos”, comemorou.

Além da palestra, houve show de mágica, sorteio de brindes, distribuição de chocolate e um coffee break para o público presente, que ocupou o auditório não só com mulheres, mas também homens que manifestaram apoio às bandeiras femininas.