Geral

Morre Cruyff, um dos protagonistas do time “Laranja Mecânica”, na Copa de 74

24/03/2016
Morre Cruyff, um dos protagonistas do time “Laranja Mecânica”, na Copa de 74
Cruyff era o grande ícone da Laranja Mecânica (Foto: Getty Images)

Cruyff era o grande ícone da Laranja Mecânica (Foto: Getty Images)

O ex-jogador e lenda do futebol holandês Johan Cruyff, 68 anos, morreu nesta quinta-feira (24) em Barcelona. Ele lutava há vários anos contra um câncer de pulmão.
“No dia 24 de março de 2016, Johan Cruyff (68) morreu em paz em Barcelona, rodeado por sua família, após uma longa batalha contra o câncer. É com grande tristeza que nós pedimos para todos respeitarem a privacidade da família nesse tempo de luto”, escreveu o site do jogador ao dar a notícia.

Cruyff é considerado um dos maiores jogadores holandeses da história e foi um dos protagonistas da famosa “Laranja Mecânica” da Copa do Mundo de 1974. Naquela época, os atletas não tinham uma posição fixa no campo e se movimentavam de acordo com a partida, algo muito inovador para a década de 1970.
O holandês também se notabilizou como técnico e era considerado um dos ex-jogadores que mais pensava o jogo como coletivo. Na carreira por clubes, foi ídolo no Ajax e no Barcelona – onde foi tetracampeão espanhol entre 1990 e 1994.

O ex-jogador ganhou três prêmios Bola de Ouro (1971, 1973 e 1974) e é considerado um dos maiores jogadores da história, ao lado de Di Stéfano, Pelé e Puskás. A Federação Internacional da História do Futebol e Estatísticas (IFFHS) considerou Cruyff o maior jogador europeu do século 20.