Geral

Defesa Civil inicia plano de contingência para eventuais desastres naturais

23/03/2016
Defesa Civil inicia plano de contingência para eventuais desastres naturais
Plano de Contingência prepara órgãos para agir em casos de emergência (foto: Arquivo/Defesa Civil do Estado)

Plano de Contingência prepara órgãos para agir em casos de emergência (foto: Arquivo/Defesa Civil do Estado)

Em Alagoas, o clima é de muito sol e altas temperaturas na maior parte do ano. Mesmo assim, o Estado está sujeito a períodos de fortes chuvas, com sérias consequências para a população, principalmente as que residem em áreas de risco. Pensando nisso, a Defesa Civil do Estado começa a se preparar para eventuais desastres naturais.

Um plano de contingência para esses casos foi discutido na segunda-feira (21), com o objetivo de organizar e saber o que cada órgão deve fazer em casos de desastres naturais.

Órgãos como as secretarias de Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e Esporte e Lazer (SEE), além da Casal e Instituto de Meio Ambiente (IMA) participaram da reunião.

O coordenador da Defesa Civil, major Moisés Henrique, destacou que o plano de contingência é para que não haja desorganização e que a população, num eventual desastre, não seja mais afetada.

“Estamos integrando os órgãos para que cada um saiba seu papel em caso de necessidade. O plano está pronto, mas pode sempre ser melhorado. Ele existe para o caso de anormalidade, para que o resgate possa acontecer da forma mais rápida possível, salvaguardando vidas”, enfatizou o major.

O coordenador explicou que o plano de contingência está dividido em três etapas. A primeira delas já foi concluída, com a reunião dos órgãos para discutir o plano. A segunda etapa, segundo explicou o major Moisés, será discutida em reunião no próximo dia 30, quando serão definidos o dia, horário e local de uma simulação de desastre natural, com a participarão do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos de salvamento, que estão preparados para agir em ocorrências como essa.

“Tudo tem que estar pronto e todos devem estar preparados para que não haja erro e, principalmente, vidas sejam salvas”, disse o coordenador da Defesa Civil de Alagoas.

A terceira e última etapa consiste na apresentação do plano de contingência aos municípios e saber deles qual a estrutura das cidades, para que, em caso de desastres naturais, a Defesa Civil possa, juntamente com os municípios, dar toda assistência à população.