Geral

Coordenador nacional de Saúde Bucal participará de evento em Alagoas

10/03/2016
Coordenador nacional de Saúde Bucal participará de evento em Alagoas
Estado promove encontro sobre saúde bucal na próxima segunda-feira (14) (Foto: Carla Cleto)

Estado promove encontro sobre saúde bucal na próxima segunda-feira (14)
(Foto: Carla Cleto)

 

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza o Encontro Estadual dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal na segunda-feira (14). A ação acontece na Faculdade Tecnológica de Alagoas (FAT), localizada na Serraria, em Maceió, com início às 8h30, e vai contar com a presença do coordenador nacional de Saúde Bucal, Ademir Fratric Bacic.

Conforme esclarece a supervisora estadual de Saúde Bucal, Maria de Lourdes Mota, o encontro consta no planejamento anual da assessoria técnica da área e acontece duas vezes ao ano. “Essa é uma oportunidade de apresentar o novo coordenador nacional de Saúde Bucal, que assumiu em novembro de 2015, e conhecer a ótica desse novo gestor”, afirmou Mota.

A finalidade do encontro, complementa a supervisora de Saúde Bucal da Sesau, é avaliar o desempenho, os indicadores e o processo de trabalho das equipes dos municípios alagoanos. Estratégia essa que foi elogiada pelo Ministério da Saúde (MS), durante apresentação em Brasília, devido ao pioneirismo que o Estado oferece às cidades no apoio institucional.

De acordo com Mota, a estratégia inicia com visita in loco ao município para conhecer a estrutura física, o processo de trabalho e a situação dos profissionais. Daí, um relatório é elaborado e repassado ao gestor, que é convidado a comparecer à Gerência de Atenção Primária da Sesau e assinar um termo de compromisso acerca da situação do município e os prazos para adequação do que precisa ser revertido.

“Ficamos muito satisfeitos com os resultados porque significa que nosso trabalho está dando certo para a estratégia adotada. Isso porque, quando voltamos ao município, identificamos as mudanças. Estamos, assim, comparando o antes e o depois”, contou Lourdes Mota.

 Programa

A programação do evento inicia com a apresentação da Política Nacional da Saúde Bucal – Brasil Sorridente, pelo coordenador nacional Ademir Fratric Bacic; da estratégia da Assessoria Técnica de Saúde Bucal no apoio institucional dos municípios alagoanos; e das experiências exitosas em Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família dos municípios de Campo Alegre e Junqueiro.