Geral

Comenda Guardião das Águas contempla de ministro à marisqueira

23/03/2016
Comenda Guardião das Águas contempla de ministro à marisqueira
Maria Eliane agradeceu, com orgulho, de ser marisqueira e discutir com eficácia problemas e soluções para a sua categoria (Foto: Júnior Santana)

Maria Eliane agradeceu, com orgulho, de ser marisqueira e discutir com eficácia problemas e soluções para a sua categoria (Foto: Júnior Santana)

A entrega da Comenda Guardião das Águas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) revelou a pluralidade na seleção dos nove homenageados com a honraria nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água.

Para chegar aos nomes, um Conselho Integrado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, junto ao Gabinete Civil e Superintendência do Meio Ambiente analisaram todos os currículos e ações efetivas em prol da preservação e gestão responsável das águas em Alagoas.

Durante a solenidade, foi perceptível o quanto as escolhas passaram por um crivo democrático, a exemplo da homenagem feita ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e também a primeira presidente da Federação do Pescador de Alagoas (Fepeal), Maria Eliane da Conceição dos Santos Morais.

“A Comenda Guardião das Águas contempla do ministro ao pescador. Cada um tem a sua parcela importante de contribuição com o uso responsável das águas nos municípios alagoanos”, explica o secretário Alexandre Ayres.

Depoimentos – A honraria foi motivo de agradecimentos emocionados e alusivos à luta para manter no estado uma política de responsabilidade dos recursos hídricos.

A geóloga Rochana Campos de Andrade Lima destacou que a homenagem foi fruto de um trabalho integrado realizado por ela e sua equipe, seja na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ou quando atuou após as enchentes em 2010 no Governo de Alagoas.

Já Adolfo Barbosa, técnico e executor do Programa de Recuperação de Nascentes, deixa claro que a Comenda é um reconhecimento por sua atuação. “A gente trabalha na preservação da água em prol da população sem esperar nada em troca. É algo que fazemos por nós, pois o Programa de Recuperação de Nascentes leva água potável para as comunidades de Alagoas”, disse Barbosa.

Maria Eliane da Conceição resumiu bem o seu sentimento ao receber a comenda. “Agradeço e ofereço esta homenagem a todos os pescadores e marisqueiras do Estado de Alagoas”, agradeceu, com orgulho, de ser marisqueira e discutir com eficácia problemas e soluções para a sua categoria.

Representando o governo federal, o ministro Gilberto Occhi agradeceu por ter sido escolhido para receber a honraria. Destacou a sua atuação para assegurar recursos e manter em pleno andamento as obras do Canal do Sertão.

“Mesmo com um momento de crise, o governo federal não deixa de contribuir com Alagoas. Estamos avançando com o Canal do Sertão e com obras hídricas, a exemplo da Adutora do Sertão”, lembrou o ministro.