Geral

Censo 2015 diz que pré-escola ainda precisa alcançar 600 mil crianças

22/03/2016
Censo 2015 diz que pré-escola ainda precisa alcançar 600 mil crianças
PNE tem como meta atender 100% das crianças entre 4 e 5 anos. (Foto: Arquivo/Reprodução/TV TEM)

PNE tem como meta atender 100% das crianças entre 4 e 5 anos. (Foto: Arquivo/Reprodução/TV TEM)

O Ministério da Educação  (MEC) divulgou nesta terça-feira (22) o resultado do Censo Escolar 2015. O levantamento aponta que 600 mil crianças com 4 e 5 anos que deveriam frequentar a pré-escola ainda não eram atendidas no Brasil.

O número representa 17,3% da população nesta faixa etária. O resultado apresentado pelo MEC compara os dados do IBGE com as matrículas colhidas pelo Censo Escolar no ano passado.

A comparação entre os dados 2014 e 2015 mostra que houve uma diminuição de 1% no total de matrículas na pré-escola, de 4.964.015 para 4.916.525, freando três anos de elevação nos números (veja tabela abaixo). O número de matrículas no ensino fundamental também sofreu queda de 2,2% na mesma comparação.

Questionado sobre o dado, o ministro da Educação Aloizio Mercadante ressaltou que há variações no perfil etário da população que podem influenciar os dados em determinados períodos.

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleceu como meta ter 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola até 2016. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, a maior dificuldade para o cumprimento da meta é promover o atendimento escolar em áreas mais remotas e periferias das grandes cidades.

“São as crianças mais pobres que ainda não têm acesso à escola”, disse. Para o ministro, a inclusão vai gerar efeitos nos resultados dos anos posteriores. “Vai ajudar a alfabetização e o letramento”, disse Mercadante.

O ministro ressaltou que o atendimento escolar tem índices mais altos para as crianças de 5 anos, de 90,2%, enquanto o índice específico para aquelas com 4 anos é de 75,5%. “Mesmo com a carência de recursos que temos neste ano, esta meta vai avançar bem”, disse Mercadante. “É uma meta possível”, disse.

De acordo com os dados do Censo Escolar 2015, há 105 mil escolas que oferecem pré-escola no Brasil e elas atendem a 4,9 milhões de alunos, sendo que um em cada quatro alunos da pré-escola frequenta a rede privada.

Busca por 1,6 milhão de adolescentes
O MEC diz que vai lançar, no início de abril, um programa de busca ativa por 1,6 milhão de adolescentes entre 15 e 17 anos que deixaram a escola. Segundo Mercadante, a proposta é buscar uma força tarefa com outros órgãos da administração pública, sobretudo com os governos estaduais, para localizar os jovens. A força-tarefa ainda deve incluir equipes de saúde da família e assistência social.

Segundo Mercadante, o MEC diz ter estruturado, pela primeira vez, um banco de dados que compila informações sobre quem são esses adolescentes que deixaram a escola. “A dificuldade é como convencer esses jovens a voltar para as escolas”, disse Mercadante. “Não vamos resolver isso em um único ano.”