Geral

Palmeira dos Índios apresenta menor umidade relativa do Brasil, diz INMET

11/02/2016
Palmeira dos Índios apresenta menor umidade relativa do Brasil, diz INMET

 

Os recordes diários de maior (menor) temperatura, umidade relativa, volume de chuva em 24h no país consideram as medições convencionais e automáticas. (Foto: Lucianna Araújo)

Os recordes diários de maior (menor) temperatura, umidade relativa, volume de chuva em 24h no país consideram as medições convencionais e automáticas. (Foto: Lucianna Araújo)

A quarta-feira de Cinzas foi marcada por muito sol, calor intenso e pouca chuva no Brasil. Até as 20 horas, pelo menos cinco capitais brasileiras haviam registrado suas maiores temperaturas em 2016 até agora. Em Palmeira dos Índios, interior de Alagoas, a umidade relativa do ar foi de 20%, a menor registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INME).

Os recordes foram verificados a partir das medições pelo INME, mas no modo convencional. O município de Palmeira dos Índios, interior de Alagoas, registrou um extremo como a menor umidade relativa do ar no Brasil, em 20%

A tarde de 10 de fevereiro foi a mais quente do ano nas capitais Rio de Janeiro, Vitória, Porto Velho e Belém. O Rio de Janeiro também foi o lugar mais quente no Brasil.
Confira os recordes e extremos observados em 10/02/16 considerando as medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia no modo convencional para recordes de temperatura nas capitais, exceto quando não há este tipo de medição.
Os recordes diários de maior (menor) temperatura, umidade relativa, volume de chuva em 24h no país consideram as medições convencionais e automáticas.
Recordes nas capitais
Rio de Janeiro (RJ): 40,6°C
Vitória (ES): 36,1°C
Porto Velho (RO): 35,4°C
Belém (PA): 33,7°C
Brasília (DF): 31,2°C.
É possível que Palmas, capital do Tocantins tenha batido recorde de calor também, mas até às 20 horas, só se sabia a temperatura máxima da medição automática que foi de 37,8°C.
Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, também pode ter batido o recorde ou pelo igualado o recorde atual que é de 33,7°C em 2 de fevereiro.
A temperatura máxima nesta quarta-feira foi de 33,6°C, mas este valor poderá subir um pouco na nova leitura que será feita às 22 horas.
O resultado só será conhecido hoje (11)  quinta-feira.
 
RJ e ES, os mais quentes
Os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo disputaram grau a grau quem foi o mais quente no Brasil em 10 de fevereiro. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, as 10 maiores temperaturas registradas no país foram nestes estados. Confira as temperatura acima de 38°C !
 
Extemos
Rio de Janeiro (RJ) 40,6°C Maior temperatura no Brasil   Bom Jardim da Serra (SC) 12,2°C Menor temperatura no Brasil
 
Palmeira dos Índios (AL)
20%
Menor umidade relativa no Brasil
Marechal Thaumaturgo (AC) e Ilha do Mel (PR) 54,6 mm
Maior acumulado de chuva/24h BR 10h 09/02/16 – 10h 10/02/16
Confira os maiores volumes de chuva acumulados no período de 10h 09/02/16 a 10h 10/02/16