Variedades

“Os Tabaqueiros” sai no domingo e vai arrastar multidão na ressaca de Carnaval em Palmeira

11/02/2016
“Os Tabaqueiros” sai no domingo e vai arrastar multidão na ressaca de Carnaval em Palmeira

 

Luciano Rey e Galã do Brega vão animar o arrastão dos Tabaqueiros, junto com a banda Doce Desejo Elétrico (Foto: Assessorias/Montagem/Tribuna do Sertão

Luciano Rey e Galã do Brega vão animar o arrastão dos Tabaqueiros, junto com a banda Doce Desejo Elétrico (Foto: Assessorias/Montagem: Tribuna do Sertão

Quem imaginou que o carnaval acabou na quarta-feira ingrata enganou-se. A folia de Momo na cidade de Palmeira dos Índios se prolonga até o domingo (14) quando o bloco “Os Tabaqueiros” sairá nas ruas da comunidade de Palmeira de Fora, fazendo o tradicional arrastão da ressaca. Este ano as atrações são: Galã Elétrico, Luciano Rei e Banda e Doce Desejo.

De acordo com a organização, os abadás serão trocados a partir da sexta-feira (12) em vários pontos de Palmeira de Fora por três quilos de alimentos cada. Ainda de acordo com os organizadores, com ou sem abadá todos participam da festa porque é gratuita e aberta ao público de uma forma em geral.

Esta será a 11ª edição dos Tabaqueiros. Organizado por um grupo de amigos, o bloco não possui fins lucrativos, é beneficente e resgata uma tradição antiga do lugar. “Por muito tempo essa região produzira tabaco ou rapé, dando origem ao nome do bloco, Tabaqueiros, mas nas décadas de 60 e 70 esse nome era considerado uma grave provocação, mas hoje caiu no gosto popular e virou festa” relembra o idealizador do bloco, jornalista, Júlio Cezar.

Esse ano, os alimentos arrecadados na troca dos abadás vão beneficiar as seguintes entidades: Lar da Menina, Vila do Idoso, Seminário Diocesano, Fundação de Amparo ao Menor (Fundanor), além da ONG Drogas Nem Pensar. “Essa iniciativa de arrecadar donativos mostra a importância da participação e responsabilidade social que cada folião deve ter para ajudar essas entidades” disse o coordenador do evento, José Alves.

As normas definidas pelo Ministério Público para a realização deste evento são as mesmas estabelecidas para as prévias do carnaval da nossa cidade, como: a proibição da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos; churrasquinho no espeto; bebida em garrafa de vidro; uso de paredão, entre outras. “Todos serão notificados do TAC para ficarem cientes de suas responsabilidades”, explicou a organização do evento.