Geral

Divulgado resultado preliminar de programa de pesquisas para o desenvolvimento regional

12/02/2016
Divulgado resultado preliminar de programa de pesquisas para o desenvolvimento regional

 

Ideia é atrair para Alagoas recursos tecnológicos de primeira geração. (Foto: Divulgação)

Ideia é atrair para Alagoas recursos tecnológicos de primeira geração. (Foto: Divulgação)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) publicou, nesta sexta (12), o resultado preliminar do edital do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCR).

Foram contempladas 15 propostas na modalidade regionalização (voltada para especialistas atuantes em outros estados, interessados em contribuir com instituições de ensino e pesquisa situadas em Alagoas) e cinco na modalidade interiorização (formatada para despertar o interesse de pesquisadores de regiões metropolitanas em colaborar com as unidades universitárias do interior).

Os 20 selecionados receberão bolsas para desenvolver seus trabalhos, durante 36 meses, e auxílio à pesquisa, ou seja, recursos para a infraestrutura e logística necessárias à implantação dos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no estado.

 

Desenvolvimento para o interior

O edital PDCR é uma parceria da Fapeal com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Educação, com a finalidade de atrair para Algoas recursos humanos altamente qualificados, através da concessão de bolsas a docentes com título de doutorado e experiência comprovada, para fortalecer o sistema de pós-graduação no estado e elevar o nível dos estudos científicos locais.

Um deles é o professor Reginaldo Souza Santos, pós-doutor em economia e administração pela Universidade Técnica de Lisboa, atualmente ligado à Universidade Federal da Bahia. Ele foi selecionado com um projeto de pesquisa voltado à cidade de Arapiraca e explica sua motivação: “Arapiraca é um polo do interior com uma região metropolitana forte. Pretendo expandir para o campus da Ufal de lá meu trabalho sobre a qualidade da administração pública no interior, que já venho desenvolvendo em relação aos polos de Ilhéus-Itabuna”, explica o professor, apontando características similares no desenvolvimento deste tipo de área urbana nos interiores de Alagoas e da Bahia.

 

Saiba mais

Os projetos selecionados abordam temas diversos dentro das grandes áreas das Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Tecnológicas e Ciências Biológicas e da Saúde, porém, em sua seleção, forma utilizados critérios que avaliaram o conteúdo das propostas de acordo com o nível técnico de exigência nacional e com as necessidades de desenvolvimento locais.

O resultado preliminar está disponível no site da Fapeal e o prazo para recursos administrativos vai até 18 de fevereiro.