Geral

Secretaria de Estado da Saúde emite nota sobre assistência cardiopediátrica

06/01/2016
Secretaria de Estado da Saúde emite nota sobre assistência cardiopediátrica

 

Estado presta assistência a casos graves de cardiopediatria. (Foto: Divulgação)

Estado presta assistência a casos graves de cardiopediatria. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem salientar que, desde abril de 2015, o Estado de Alagoas passou a prestar atendimento para crianças portadoras da Cardiopatia, que inclui consultas, realização de exames para diagnóstico e tratamento através de cateterismo ou cirurgia. Podendo haver transferência para outros estados, quando não existir a possibilidade de resolução em território alagoano.

Para melhor operacionalizar todos esses procedimentos, formalizou-se contrato com a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial/HCOR), já tendo sido realizados mais de 300 atendimentos, entre exames, consultas e cirurgias dentro e fora do nosso Estado.

Especificamente no caso da recém-nascida M.V., a Sesau informa que, antes mesmo do seu nascimento, a equipe do Serviço Estadual de Cardiopediatria realizou consultas e exames para o diagnóstico do caso, bem como a orientação para o tratamento. Toda a assistência necessária está sendo prestada à paciente – desde então e ao longo de sua internação no Hospital Universitário – pela Sesau e pela equipe da Cordial/HCOR.

Esclarece ainda que, no dia 21 de dezembro de 2015, a Sesau inseriu a criança na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (órgão que regula o fluxo interestadual de pacientes) e, em conjunto com a Cordial, está articulando a transferência da recém-nascida para uma unidade hospitalar fora do Estado de Alagoas, o que deverá ocorrer ainda esta semana.