Geral

Lavar os cabelos sem xampu? Conheça a técnica”no poo”

14/01/2016
Lavar os cabelos sem xampu? Conheça a técnica”no poo”
(Foto:Thinkstock)

(Foto:Thinkstock)

Algumas mulheres já estão adotando ao “no poo”, expressão em inglês que significa “sem/nenhum xampu”. Ou seja, elas não utilizam xampu para higienizar os fios.

Quem segue essa técnica evita a utilização de produtos que possuem derivados de petróleo na composição com o objetivo de deixar as madeixas mais saudáveis, já que a indústria cosmética investe em muita química nos produtos e compromete a saúde dos fios.

Mas depois de anos acreditando que a única maneira de lavar os fios era com xampu, por onde começar a mudança? Ultimamente várias blogueiras têm experimentado a técnica e compartilhado.

Experiência

A blogueira Lucy Aitken Read, 32, por exemplo, abandonou o xampu na tentativa de obter um cabelo mais brilho e fios mais espessos. Ela decidiu deixar de lado todos os componentes químicos presentes nos produtos tradicionais e usou apenas água e substitutos naturais.

Em entrevista ao site britânico Daily Mail, Lucy conta que a lógica por trás do método é a de que o xampu retira os óleos naturais do cabelo, o que leva o couro cabeludo a produzir mais em substituição. Com isso, o couro fica oleoso, pedindo ainda mais xampu.

A blogueira começou com a mudança quando se tornou mãe decidiu se preocupar mais com o que passava no próprio corpo e no dos filhos. E ela afirma que o resultado é que os fios estão mais saudáveis do que nunca.

Depois de dois anos sem xampu, ela pode afirmar que o cabelo retorna ao seu equilíbrio natural e acaba ficando limpo por conta própria.

Período de transição

Mas vale lembrar que até alcançar o resultado, Lucy afirma que a pessoa passar por um “período de transição complicada”, quando o couro cabeludo continua a produzir óleo. Ela admite que nessa fase também pode surgir certo odor.

Mas ela atravessou o período com a ajuda de lenços na cabeça e remédios naturais, e agora comemora o seu “cabelo ruivo brilhante”.

Quer tentar? Siga um passo a passo

Você pode começar investindo no bicarbonato. Molha bastante o cabelo e, ao invés do xampu, coloca uma colher de bicarbonato de sódio diluído em um copinho d’água. Depois de uns minutinhos no cabelo, você enxágua. O pó vai embora com a água e os fios ficam com aquela textura de recém-lavados, quase ásperos.

Outra opção é o vinagre de maçã que pode ser diluído em água (umas duas colheres para o mesmo copo d’água). Passe no comprimento até as pontas. Não se preocupe com o cheiro porque quando o cabelo seca, ele desaparece.