Cidades

IMA realiza fiscalização na Piscina do Amor e repõe boias de sinalização

08/01/2016
IMA realiza fiscalização na Piscina do Amor e repõe boias de sinalização
Trabalho de instalação das boias foi iniciado em junho de 2015

Trabalho de instalação das boias foi iniciado em junho de 2015

A equipe de Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza, neste sábado (09), uma ação de fiscalização nas piscinas naturais localizadas na enseada da Pajuçara, em Maceió.

Além de fiscalizar as atividades na região, as equipes irão monitorar e repor as boias de sinalização que foram colocadas ao redor da Piscina do Amor, legalmente definida como zona de exclusão para diversos tipos de usos, desde junho de 2015.

Produzidas artesanalmente pela equipe do Gerco, com materiais reaproveitados e a partir de um modelo utilizado em uma zona de exclusão existente em Pernambuco, o trabalho de instalação das boias foi iniciado em junho do ano passado.

Estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também participarão das ações do sábado para a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Será a primeira visita técnica que os alunos participarão.

Resolução do Cepram

A resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) que transformou a Piscina do Amor em zona de exclusão foi publicada em Diário Oficial no dia 16 de junho. Desde então, ficam restritos a exploração, explotação e usos diversos, como a pesca, turismo, recreação, prática de esportes, tráfego e fundeio de embarcações no recife denominado de Piscina do Amor.

O monitoramento, fiscalização e pesquisa são de responsabilidade do IMA, que poderá solicitar o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Capitania dos Portos e Colônia de Pescadores do Jaraguá.