Cidades

Força-tarefa: Slum leva educação ambiental aos bairros de Maceió

13/01/2016
Força-tarefa: Slum leva educação ambiental aos bairros de Maceió
Equipe de educação ambiental da Slum participa da força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti (Foto: Arquivo/Ascom Slum)

Equipe de educação ambiental da Slum participa da força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti (Foto: Arquivo/Ascom Slum)

Para evitar o surgimento de novos casos das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti não é preciso muito esforço. Apenas consciência e os cuidados básicos que todo cidadão já conhece, mas esquece de colocá-los em prática. Para mudar esta realidade, a força-tarefa que une a Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado no combate ao vetor da dengue, zika vírus e chikungunya segue até o final deste mês com diversas ações nos bairros da capital.

Um dos principais trabalhos vem sendo desenvolvido pela Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), que está levando educadores ambientais às ruas para conscientizar o maceioense sobre os riscos do descarte inadequado de lixo e a contribuição deste ato para a proliferação do mosquito. Segundo reforça a coordenadora de controle ambiental do órgão, Rita Araújo, qualquer recipiente jogado fora de uma lixeira pode acumular água e se tornar um ambiente propício à criação de larvas do Aedes aegypti.

“Este é um trabalho que já realizamos em Maceió com palestras e abordagens nas comunidades e escolas, mas agora ampliamos e estamos nesta força-tarefa para reforçar a conscientização com toda a população. O poder público está fazendo a sua parte, fiscalizando e orientando, e o maceioense deve fazer o mesmo. É preciso evitar o descarte de lixo nas vias públicas e ter cuidado em relação ao acúmulo de água em recipientes no próprio lar, como em pneus, calhas d’água, garrafas e vasos de planta. São medidas simples que, se todos adotarem, nossa cidade estará livre destas doenças”, orienta Rita Araújo.

Além da educação ambiental, a Slum está participando da força-tarefa com outro serviço importante. Durante a inspeção das equipes nos bairros, um caminhão está percorrendo ruas e avenidas para recolher resíduos volumosos. “Disponibilizaremos um veículo para o recolhimento de materiais volumosos, aqueles que às vezes o cidadão não utiliza mais e deixa no quintal de casa ou jogam em via pública. Então, estamos orientando para que os moradores deixem este material em suas portas para que possamos recolher, evitando que sejam jogados em locais inadequados e acumulem água”, acrescenta a coordenadora.

A força-tarefa teve início na última semana e seguirá ate o dia 29 de janeiro, contando com a participação de equipes da Defesa Civil do Estado e do Município, de militares do Exército Brasileiro e de agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Todos os dias, uma equipe de aproximadamente 100 profissionais está realizando visitas às residências para identificar focos do mosquito Aedes aegypti, recipientes com água parada e lixo acumulado, incluindo a aplicação de larvicidas e o trabalho de educação ambiental.

O trabalho continuará nos bairros conforme o seguinte calendário:

Dia 13 – Benedito Bentes
Dia 14 – Jacarecica, Garça Torta, Guaxuma, Riacho Doce, Pescaria e Ipioca
Dia 15 – Serraria
Dia 18 – São Jorge, Barro Duro e Feitosa
Dia 19 – Santo Amaro, Pitanguinha e Pinheiro
Dia 20 – Cruz das Almas e Mangabeiras
Dia 21 – Trapiche da Barra, Pontal da Barra, Prado e Vergel do Lago
Dia 22 – Poço, Centro, Levada e Ponta Grossa
Dia 25 – Bom Parto, Mutange, Bebedouro e Chã de Bebedouro
Dia 26 – Chã da Jaqueira e Petrópolis
Dia 27 – Santa Amélia, Fernão Velho e Rio Novo
Dia 28 – Clima Bom
Dia 29 – Santos Dumont e Cidade Universitária