Geral

Equipe do IMA interdita central de distribuição da Granbio

04/01/2016
Equipe do IMA interdita central de distribuição da Granbio
Local foi interditado por falta de medidas preventivas para evitar a queima do material e a empresa poderá ser atuada, pela quarta vez, nos próximos dias (Foto: Ascom/Ima)

Local foi interditado por falta de medidas preventivas para evitar a queima do material e a empresa poderá ser atuada, pela quarta vez, nos próximos dias (Foto: Ascom/Ima

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente esteve, na manhã desta segunda-feira (4), na área de estoque da Granbio, onde um terceiro incêndio foi registrado, no sábado (2), e consumiu a maior parte das palhas de cana armazenadas.

O local foi interditado por falta de medidas preventivas para evitar a queima do material e a empresa poderá ser atuada, pela quarta vez, nos próximos dias.

 Segundo informações da equipe que esteve no local, o fogo consumiu quase toda a área de armazenagem, atingindo mais de 90% do estoque. “Vimos apenas três pilhas que não haviam sido queimadas, mas elas não devem somar nem 1% do estoque”, comentou Genival Pulcino da Silva, da fiscalização do IMA.

 O técnico disse ainda que, devido à situação verificada no local e o excesso de fumaça, a equipe terá que retornar em outro momento para avaliar a dimensão dos danos causados na vegetação nativa. “Aparentemente o fogo consumiu o que restou do incêndio anterior, mas só poderemos estimar o tamanho da área afetada e os impactos em uma outra vistoria”, disse Genival.

 O laudo produzido anteriormente aponta 12 medidas preventivas que deixaram de ser tomadas pela Granbio para evitar ou minimizar os impactos causados pelos incêndios na área de estoque de palhas de cana. A interdição está sendo realizada, considerando que não foram cumpridas as recomendações do Instituto e devido à reincidência.

 Três autuações já foram emitidas e juntas somam multas no valor de cerca de R$ 570 mil. As duas primeiras foram dadas porque a empresa deixou de adotar medidas de precaução ou contenção em caso de risco de dano ambiental, enquanto outra foi decorrente à emissão de poluentes na atmosfera. E a terceira foi emitida porque o segundo incêndio consumiu um hectare de vegetação nativa existente próxima a área de estoque.

 Segundo Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização, com a interdição “não poderá haver movimentação no local, a entrada de material fica proibida até que novas medidas sejam tomadas e haja desinterdição”. Além disso, há ainda o problema que a empresa não possui licença ambiental para a área de estoque.

 Quando houve os dois incêndios anteriores, os representantes da Granbio estiveram reunidos com a equipe do IMA, prestaram esclarecimentos sobre as medidas implementadas para minimizar os danos e afirmaram a intenção de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta, entretanto não apresentaram a proposta.

Incêndios

Esse é o terceiro incêndio que ocorre na central de distribuição da Granbio, localizada no município de São Miguel dos Campos. O primeiro aconteceu no dia 10 de novembro, em uma área localizada entre a BR 101 e a AL 101 Sul. No dia 12, os representantes da empresa protocolaram no IMA um relatório sobre o ocorrido, informando que apenas 15% do material teria queimado.

 O segundo incêndio aconteceu no dia 03 de dezembro, na mesma área e com outros impactos ao meio ambiente. Segundo informações dos técnicos que estiveram no local, o fogo atingiu uma área de vegetação nativa existente próxima ao estoque das palhas de cana.