Geral

A verdadeira história de Papai Noel

24/12/2015
A verdadeira história de Papai Noel
O QUE NÃO MUDA é a figura do velhinho barrigudo, de pele rosada, vestido com roupas vermelhas, barba branca e que se tornou a figura mais importante das festas natalinas

O QUE NÃO MUDA é a figura do velhinho barrigudo, de pele rosada, vestido com roupas vermelhas, barba branca e que se tornou a figura mais importante das festas natalinas

O nascimento de Jesus Cristo nada tem a ver com “Papai Noel”. Mas por que será que as pessoas, principalmente as crianças, se ligam tanto na imagem desse velhinho rechonchudo, de barba branca, roupas vermelhas e que tem como veículo um trenó que voa, puxado por renas?

O Papai Noel nem sempre foi como o conhecemos hoje. No início da história do Natal cristão, quem distribuía presentes durante festividades natalinas era uma pessoa real: São Nicolas. Ele vivia em lugar chamado Myra, hoje Turquia, há aproximadamente 300 anos AC. Após a morte de seus pais, Nicolas tornou-se padre.

As histórias contam que São Nicolas colocava sacos de ouro nas chaminés ou os jogava pela janela das casas. Os presentes de natal jogados pela janela caíam dentro de meias que estavam penduradas na lareira para secar. Daí a tradição natalina de pendurar meias junto à lareira para que o Papai Noel deixe pequenos presentinhos.
Alguns anos depois, São Nicolas tornou-se bispo e, por esse motivo, passou a vestir roupas e chapéu vermelhos e barba branca. Depois de sua morte, a Igreja nomeou-o santo e, com o início das celebrações de Natal, o velhinho de barba branca e roupas vermelhas passou a fazer parte das festividades de fim de ano.

Ao redor do mundo, Papai Noel tem inúmeros nomes, como Santa Claus, Papai Noel, Viejito Pascuero, Babbo Natale, Joulupukki, Père Noel. Também muda de país para país as histórias do bom velhinho que encanta as crianças na tão esperada noite de Natal.

O que não muda é a figura do velhinho barrigudo, de pele rosada, vestido com roupas vermelhas, barba branca e que se tornou a figura mais importante das festas natalinas.

Mas quem é esse senhor que milhões de crianças espalhadas pelo mundo escrevem uma cartinha contando como tem se comportado e pedindo-lhe um presente para a noite de Natal?

Estudiosos dizem que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

São Nicolau foi transformado em santo após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu inicialmente na Alemanha e se espalhou pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Interessante citar que até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. O cartunista alemão Thomas Nast, em 1886, criou uma nova imagem para o bom velhinho, com roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto e foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Hoje a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças do mundo todo, principalmente durantes as festas natalinas. O velhinho bonachão de barbas brancas e roupa vermelha e branca continua levando presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Segundo a imaginação infantil, ele vive no Pólo Norte e com seu trenó, sempre puxado por lindas renas, leva alegria para as famílias durante o Natal.

O aspecto de São Nicolau era muito diferente ao que se atribui hoje. Ele era magrinho e alto. A fama que o bom velhinho tem hoje, sempre com um saco de brinquedos nas costas, vêm da fama do santo, que segundo a história, ao ter conhecimento que a filha de um dos seus vizinhos ia se casar, e seu pai não tinha dinheiro para o dote, e São Nicolau decidiu entregar àquele pobre pai um saco com moedas de ouro. Assim o casamento pôde ser celebrado e desde então, a força de trocar presentes durante o Natal ganhou o mundo.

Papai Noel, uma imagem moderna e a Coca-Cola

Ainda que a lenda do Papai Noel seja antiga, e venha em grande parte de São Nicolau, a imagem familiar de Santa Claus com trenó, as renas e os sacos com presentes é uma invenção dos Estados Unidos. Em 1823, o escritor inglês Clement Moore escreveu o poema “Uma visita de São Nicolau”, imaginando que Papai Noel cruzava os céus num trenó levado por pelo menos 9 renas – O nome das renas, em inglês são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen, e em português são: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.

Também se deve aos norte-americanos a atual imagem de Papai Noel.

A Coca-Cola, numa campanha publicitária em 1931 mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado pelo cartunista Thomas Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária foi um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
Nos dias de hoje, a história conta que Papai Noel vive no Pólo Norte acompanhado da senhora Noel e de um grupo de duendes que são os encarregados de fabricar os brinquedos desejados pelas crianças do mundo todo. Quando chega a noite do dia 24 de dezembro, Papai Noel coloca todos os presentes em um saco e percorre o mundo deixando os presentes das crianças embaixo da árvore de Natal.

Coca-Cola

A última e mais importante característica incluída na figura de Papai Noel é a sua camisa vermelha e branca. Antigamente, ele usava cores que tendiam mais para o marrom e costumava usar uma coroa de azevinhos na cabeça, mas não havia um padrão. Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper’s Weeklys, em 1881, numa campanha desenvolvida para a Coca-Cola. A partir da imagem de São Nicolau, foi colocada uma roupa com as cores do refrigerante (vermelho e branco). Até o gorrinho vermelho com pompom branco foi criação dessa campanha publicitária. A propaganda correu o mundo e foi um sucesso tão grande que aquela imagem passou a ser o padrão para caracterizar o Papai Noel, mas sem a garrafa de Coca-Cola que ele carregava na mão.

A ORIGEM da tradição de presentear as pessoas no natal surgiu em razão dos presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus

A ORIGEM da tradição de presentear as pessoas no natal surgiu em razão dos presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus

Os Presentes de Natal e sua Origem

A origem da tradição de se dar presentes no natal surgiu em razão dos presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso para Jesus.
O ouro simbolizava as riquezas da realeza e a proteção de Deus; a mirra em óleo foi ofertada para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protegê-lo de doenças; o incenso foi levado para dar proteção através da crença, da fé e da oração.

Não se sabe ao certo quando surgiu a tradição natalina, mas foi o Papa Libério que a oficializou, em 354 d.C.

Além de a história relatar sobre os três reis magos, existe a história de um bispo que levava presentes para crianças de famílias carentes, e também jogava saquinhos de moedas pelas chaminés de suas casas. Este bispo era são Nicolau, que viveu no século IV, sendo homenageado com um dia especial, o dia de São Nicolau.

Com o passar dos anos, a tradição de se presentear foi se difundindo pelo mundo, mas hoje em dia é muito maior, em razão do consumismo que a vida moderna oferece.
São vitrines cheias de atrativos, coloridas, com artigos que variam desde os mais simples até os mais sofisticados, a fim de agradar qualquer consumidor.

Além disso, os shoppings montam estruturas decorativas para atrair a criançada, que querem ver e falar com o papai Noel.

Em virtude dos costumes dos presentes, surgiram algumas brincadeiras para animar a festa de natal, como os amigos secretos. Na brincadeira, coloca-se os nomes dos participantes em papeizinhos que são sorteados, e cada pessoa deve presentear o amigo que tirou.

Mas é importante lembrar que os presentes agradam a todos, mas não são os melhores elementos da festa de natal. O verdadeiro espírito natalino fica presente através das boas atitudes entre os homens, que precisam ser mais compreensivos, respeitosos e amáveis com os outros.

Podemos manifestar nossos bons sentimentos arrecadando brinquedos para serem doados em instituições que abrigam menores, ofertando agasalhos e alimentos para mendigos das ruas das cidades, respondendo cartinhas de crianças carentes que ficam nos correios, enfim, tendo compaixão por aqueles que precisam.

Como surgiu Árvore de Natal?

A origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio A.C.. Naquela época, uma grande variedade de povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto.

O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.

A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.