Geral

Real Madrid bate Real Sociedad e pressiona rivais

30/12/2015
Real Madrid bate Real Sociedad e pressiona rivais
(Foto: Getty)

(Foto: Getty)

De autor de um pênalti perdido a herói da vitória do Real Madrid na última partida no ano. Cristiano Ronaldo superou um início negativo, foi às redes duas vezes e definiu o triunfo por 3 a 1 sobre a Real Sociedad, no Santiago Bernabéu, pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol. Bruma marcou para os visitantes com um golaço, e Lucas Vázquez fechou a conta.

O duelo, além do protagonismo do português, também ficou marcado pela polêmica. Afinal, os mandantes tiveram dois pênaltis a favor na etapa inicial – um foi inexistente, e o outro, polêmico. O primeiro foi isolado pelo camisa 7, e o segundo parou no fundo do gol.

Com os dois gols nesta quarta-feira, Ronaldo chegou a 14 e se juntou a Neymar na artilharia da competição. ele já havia marcado duas vezes no atropelo por 10 a 2 sobre o Rayo Vallecano na última rodada.

O resultado faz o time comandado por Rafa Benítez chegar a 36 pontos e liderar, ao menos provisoriamente, a competição, já que Barcelona e Atlético de Madri têm 35 pontos e ainda vão a campo. O time catalão, aliás, tem um jogo a menos por conta da disputa do Mundial de Clubes.

Já a Real Sociedad, que não vence há três partidas em La Liga (duas derrotas e um empate), estaciona nos 16 pontos e está na metade inferior da classificação.

Pela próxima rodada do Campeonato Espanhol, o Real Madrid visitará o Valencia no estádio Mestalla, no domingo, às 17h30 (de Brasília). No mesmo dia e também fora de casa, a Real Sociedad enfrentará o Rayo Vallecano, às 9h.

Pênaltis polêmicos e Ronaldo protagonista

Agitado, o primeiro tempo teve mais do que boas chances dos dois lados, sobretudo dos mandantes. Teve também muita polêmica. Primeiramente, Benzema caiu após seu marcador encostar o braço nas costas, e o árbitro José González marcou pênalti inexistente. Cristiano Ronaldo foi para a cobrança e isolou, aos 24 minutos.

Antes do intervalo, novo pênalti e com espaço para discussão. Bale cruzou da direita, Yuri deu um carrinho, acertou com a perna, mas a bola subiu e acertou seu braço de forma acidental. Desta vez, o astro merengue não desperdiçou e abriu o placar, aos 42 minutos

Além da desvantagem no placar, a Real Sociedad teve de lamentar a lesão de Canales, que contundiu o joelho sozinho e precisou ser substituído imediatamente – Rubén Pardo foi a campo. O meia de 24 anos já sofreu duas contusões graves no joelho na carreira.

Na volta do intervalo, porém, a equipe basca não se mostrou abalada. Pelo contrário, foi para cima e buscou o empate com quatro minutos. Bruma foi acionado na área por Jonathas e chutou com precisão no ângulo esquerdo, sem chances para Keylor Navas. O técnico Rafa Benítez reclamou de falta de ataque no lance, mas o juiz mandou o jogo seguir.

Depois do gol de empate, os mandantes não mostravam o mesmo poder de criação do que na primeira etapa, mas, mesmo assim, conseguiu voltar a ficar à frente. Aos 22 minutos, Marcelo cobrou escanteio aberto, e Ronaldo finalizou de primeira, no canto direito, para fazer um belo gol.

A torcida no Santiago Bernabéu pôde respirar aliviada aos 41 minutos, quando Bale descolou um belo lançamento para Lucas Vázquez, que finalizou de dentro da área para anotar o terceiro dos madrilenhos.