Geral

Governador comemora transferências de gestantes para nova Santa Mônica

28/12/2015
Governador comemora transferências de gestantes para nova Santa Mônica
Mobilização ocorreu no fim de semana e já transferiu 27 pacientes para a Santa Mônica; governador Renan Filho comemorou ação

Mobilização ocorreu no fim de semana e já transferiu 27 pacientes para a Santa Mônica; governador Renan Filho comemorou ação

 

 

 

O segmento de saúde ganhou um importante aliado no atendimento de qualidade às gestantes e bebês que se encontram em situação de alto risco: a reabertura da maternidade Nova Santa Mônica. Desde a sua inauguração, no último dia 18 de dezembro, o espaço já recebeu 27 pacientes, entre gestantes, parturientes e bebês que estavam internados no Hospital do Açúcar e no Hospital Geral do Estado (HGE).

Em sua conta nas redes sociais o governador Renan Filho comemorou a transferência de 100% dos recém-nascidos que estão em condições de alto risco para a nova sede da maternidade. A mobilização aconteceu durante o sábado (26) e domingo (27). Na postagem, o chefe do Executivo parabenizou ainda o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde e os demais envolvidos, que tornaram o projeto da Nova Santa Mônica possível.

Em publicação, Renan Filho destacou: “Quero informar que todos os bebês que nasceram em situação de risco e que estavam internados no HGE ou no Hospital do Açúcar já estão na Nova Santa Mônica. A nova maternidade tem todos os equipamentos necessários e corpo técnico de excelência para levar saúde de qualidade aos pequenos alagoanos. Parabéns à Secretaria de Saúde e a todos que trabalharam para entregar a Nova Santa Mônica ao nosso povo”.

Ainda comemorando a transferência dos bebês alagoanos para a nova maternidade, o governador ressaltou a sua felicidade, durante entrevista ao programa Cidadania, da Rádio Correio, na manhã desta segunda-feira (28). Para ele, é muito importante o Estado ter conseguido, neste primeiro ano de Governo, oferecer e entregar a Santa Mônica 100% recuperada aos alagoanos.

“Há mais de dois anos e meio, a Maternidade Santa  Mônica estava em reforma. Tenho dito por onde ando que nós temos cobrado muito que as obras públicas sejam aceleradas, porque ninguém aguenta esperar tanto para o fim de algumas obras públicas aqui em Alagoas. E nós conseguimos graças ao empenho dos servidores da Santa Mônica e Secretaria de Estado da Saúde entregar esta maternidade tão importante para o Estado”, declarou.

Ele frisou a nova estrutura e os novos equipamentos da nova Unidade de Saúde. “Eu queria, neste momento, desejar muita boa sorte a nova Santa Mônica e aos servidores que trabalham lá, para que prestem o melhor serviço aos bebês, os pequenos alagoanos, que nascem e precisam se recuperar em uma casa de saúde com toda a estrutura necessária, com equipamentos de ponta, de primeira linha, um corpo técnico qualificado, para oferecer saúde em Alagoas”, concluiu Renan Filho.

Atendimento na maternidade reformada

A partir desta segunda-feira (28), a maternidade inicia o atendimento completo dos serviços. O protocolo de atividades permanece referenciado ao Complexo Regulador de Maceió (Cora), que recomenda as gestantes procurarem inicialmente uma maternidade de risco habitual (baixo risco) e apenas em casos de alto risco, sejam encaminhadas para a Nova Santa Mônica ou Hospital Universitário.

Uma vez reformada e repaginada, a unidade hospitalar garante tratamento digno para todas as gestantes e bebês que se encontram em situação de alto risco. Com o número de leitos redobrado, de 26 para 52, o espaço foi ampliado e oferece agora aos alagoanos serviços diversificados na área de saúde pública, com salas de pré-parto, parto, pós-parto e ainda UCI e UTI neonatal de última geração. A maternidade escola continua ligada à Universidade de Ciências Médicas de Alagoas (Uncisal).