Geral

Terceira Sala de Apoio à Amamentação será certificada nesta terça-feira (10)

09/11/2015
Terceira Sala de Apoio à Amamentação será certificada nesta terça-feira (10)
Importância do espaço está em garantir no ambiente de trabalho as condições para que a mãe não interrompa a amamentação

Importância do espaço está em garantir no ambiente de trabalho as condições para que a mãe não interrompa a amamentação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estimula instituições públicas e privadas para a implantação da Sala de Apoio à Amamentação. Uma das empresas a implantar o ambiente é a Santa Casa, que nesta terça-feira (10), às 9h, será certificada pelo Ministério da Saúde (MS) devido ao espaço, que existe desde agosto deste ano, dedicado às colaboradoras do hospital para a continuidade do processo de amamentação, mesmo depois do retorno ao trabalho.

De acordo com a supervisora estadual de Cuidado da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Socorro Marques Luz, as salas de apoio à amamentação são locais destinados à retirada e estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho.

“O objetivo é atender às mulheres que precisam esvaziar as mamas durante o expediente, visando oferecer o leite à criança em outro momento ou até mesmo para doação a um Banco de Leite Humano”, pontuou.

A importância do espaço está em garantir, no ambiente de trabalho, as condições para que a mãe não interrompa a amamentação. De acordo com a supervisora estadual, a iniciativa prioriza o leite materno como alimentação exclusiva até os seis meses de vida, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Amamentação

Para amamentar o filho até os seis meses de idade, a mulher tem o direito a dois descansos especiais de meia hora cada um durante a jornada de trabalho. São nesses intervalos que as Salas de Apoio à Amamentação funcionam com o objetivo de ajudar as mães a darem continuidade à amamentação no ambiente de trabalho, evitando, assim, o desmame de seus bebês antes do período recomendado.

“Com pouco recurso, a instituição pode mudar a realidade das mães trabalhadoras, garantindo assim a qualidade de vida dessas puérperas e também dos bebês”, defendeu Socorro Marques Luz. Ela informou que a Santa Casa é a terceira instituição do estado a implantar a iniciativa, que já está presente na Unimed Maceió e na Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal).