Geral

Seminário orienta trabalhadores sobre acidentes com material biológico

08/10/2015
Seminário orienta trabalhadores sobre acidentes com material biológico
O seminário contou com a participação de cerca de 150 pessoas entre profissionais de saúde, gestores e técnicos de segurança do trabalho (Foto: Carla Cleto)

O seminário contou com a participação de cerca de 150 pessoas entre profissionais de saúde, gestores e técnicos de segurança do trabalho (Foto: Carla Cleto)

Foi realizado nesta quinta-feira (8) o Seminário Sobre Vigilância dos Acidentes com Exposição a Material Biológico. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O evento acontece na sede do Conselho Regional de Psicologia, no bairro do Pinheiro, em Maceió.

Na ocasião, a supervisora do Cerest, Gardênia Santana, ressaltou que evento pretende alertar os profissionais da saúde sobre os riscos envolvendo os materiais biológicos e orientar sobre a prevenção desses acidentes. A supervisora lembrou ainda que os acidentes com esse tipo de material representam mais da metade de todas as notificações registradas na área da saúde.

“Todo ferimento envolvendo agulhas e materiais perfurocortantes são considerados perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir mais de 20 tipos de agentes infecciosos, sendo particularmente graves a transmissão do vírus HIV e o das hepatites B e C”, destacou a supervisora.

Durante o seminário foram discutidas estratégias de prevenção e redução de acidentes nas unidades de saúde. “Serão pensadas ações, em conjunto com os profissionais de saúde, além de esforços para adequação das condições de trabalho e sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, ressaltou Gardênia Santana.

A supervisora do Cerest destacou, ainda, que a experiência realizada pelo Hospital Geral do Estado (HGE) na área de prevenção de acidentes com materiais biológicos foi apresentada aos participantes. “O trabalho feito pelos profissionais do HGE serve como referência para as demais unidades implantarem seus programas de prevenção”, explicou.

O seminário contou com a participação de cerca de 150 pessoas entre profissionais de saúde, gestores e técnicos de segurança do trabalho.