Geral

Saúde realiza treinamento para médicos e enfermeiros que atuam no Samu Aeromédico

30/10/2015
Saúde realiza treinamento para médicos e enfermeiros que atuam no Samu Aeromédico
Curso teve como finalidade atualizar os procedimentos que são colocados em prática diariamente pelos profissionais que atuam no socorro de pacientes (Fotos: Carla Cleto)

Curso teve como finalidade atualizar os procedimentos que são colocados em prática diariamente pelos profissionais que atuam no socorro de pacientes (Fotos: Carla Cleto)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), concluiu nesta quinta-feira (29), um treinamento para médicos e enfermeiros que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aeromédico. A finalidade do curso, que teve início na última terça-feira (27), foi atualizar os procedimentos que são colocados em prática diariamente pelos profissionais que atuam no socorro de pacientes.

O curso teve uma carga horária de 20 horas e as aulas teóricas foram realizadas num grupamento do Corpo de Bombeiros. Já as aulas práticas ocorreram no hangar do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, onde fica a aeronave do Samu Aeromédico. De acordo com a legislação, é necessário fazer treinamentos periódicos com os profissionais que trabalham nas operações aéreas dos serviços de salvamento e transporte aeromédico, instrução e formação de segurança do voo.

“Temos certeza de que nossos profissionais fazem o melhor para salvar vidas. O treinamento é fundamental não só para a segurança da tripulação, mas, também, para as dezenas de pacientes que atendemos todos os meses”, destacou o supervisor do Samu Maceió, Lucas Casado.

Por questões de segurança operacional, todos os profissionais que desempenham e ou desejam desempenhar serviços aéreos devem ser submetidos ao treinamento. “Portanto estamos cumprindo a legislação, mas não é somente isso, estamos tornando mais seguro e com maior qualidade os serviços aeromédicos prestados à população”, salientou o coronel André Madeiro.

De acordo com o médico João Marques, que trabalha no Samu há quatro anos, o curso teve como propósito difundir o conhecimento e capacitar profissionais que já estão inseridos no grupamento, facilitando tanto a interceptação de apoio terrestre, como o conhecimento de segurança de voo. “O curso foi muito proveitoso também para os profissionais que não fazem parte do serviço aéreo, porque conheceram toda a logística de operação, os riscos, a diferença entre assumir ocorrência por terra e aérea e, com isso, melhorar o conhecimento e acionar a aeronave de forma mais apropriada”, destacou.

Na programação do treinamento vários assuntos foram abordados, dentre eles: embarque e desembarque da aeronave; segurança de voo; fraseologia e comunicação em rádio; regulamentos de tráfego aéreo; combate a incêndio em aeronaves; gestos e balizamento; apoio no solo, além de instrução de tiro.