Geral

Mais de 115 mil atendimentos clínicos foram realizados no HGE

31/10/2015
Mais de 115 mil atendimentos clínicos foram realizados no HGE
Crescimento no número de atendimentos clínicos pode estar relacionado às viroses e dificuldade de acesso da população à saúde básica nos municípios, diz especialista (Fotos: Arquivo/Sesau)

Crescimento no número de atendimentos clínicos pode estar relacionado às viroses e dificuldade de acesso da população à saúde básica nos municípios, diz especialista (Fotos: Arquivo/Sesau)

Mais de 115 mil casos clínicos já foram registrados no Hospital Geral do Estado (HGE), conforme censo hospitalar produzido pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same). Os casos de urgência são maioria e ultrapassam 99 mil atendimentos; os demais equivalem às internações.

Até agosto deste ano, 115.308 atendimentos foram realizados pela equipe médica da Área Azul. No mesmo período do ano passado, o HGE registrou 99.786 casos; números que representam hoje uma alta de aproximadamente 13%. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) continua o mais frequente entre os casos clínicos.

A gerente do HGE, Verônica Omena, explica que o crescimento no número de atendimentos clínicos pode estar relacionado às viroses e dificuldade de acesso da população à saúde básica nos municípios. “Alguns profissionais entraram em greve, outros encontram dificuldades estruturais no atendimento prestado nos postos de saúde e ambulatórios. O resultado disso é o deslocamento de mais pacientes ao HGE, o que eleva a quantidade de atendimentos”.

De janeiro a agosto, 16.233 internações de pacientes com doenças clínicas foram registradas. Nesse mesmo período, 13.498 internações foram anotadas ano passado. Uma alta de aproximadamente 16%.

Além do AVC, também foram registradas este ano com frequência casos de insuficiência cardíaca congestiva (488), hemorragia digestiva alta (401), apendicectomia (329), pneumonia (686), diabetes (265), infarto agudo do miocárdio (210) e insuficiência respiratória aguda (72).

“Eu moro em Paripueira e estava há seis dias com dores abdominais que não passavam. Meus filhos me levaram ao posto de saúde, que me transferiu para cá [o HGE]. Eles diziam que era melhor trazer para o HGE, porque aqui o hospital tem melhores condições para me tratar. E é verdade”, relatou o aposentado Horácio Amaro de Melo, de 80 anos.

“É objetivo do HGE promover atenção integral à saúde da população, oferecendo serviços de qualidade, de média e alta complexidade. Desse modo, estamos trabalhando sério para realizar um atendimento humanizado e multiprofissional integrado ao SUS, além de contribuir para a pesquisa e formação de profissionais da área da saúde”, enfatizou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.