Cidades

Maceió: Semtabes participa da Conferência Municipal da Juventude

08/10/2015
Maceió: Semtabes participa da Conferência Municipal da Juventude
Conferência Municipal da Juventude. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Conferência Municipal da Juventude. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

A secretária-adjunta do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Juliana Vergetti, e a diretora de Trabalho e Emprego do Sine Maceió, Vanessa Beltrão, participaram, nessa quarta-feira(07), da Conferência Municipal de Juventude de Maceió. O evento realizado no auditório do Estádio Rei Pelé debateu caminhos e sugestões de políticas públicas específicas para a melhoria da realidade da juventude maceioense.

A Conferência Municipal de Juventude de Maceió teve como tema central “As várias formas de mudar o Brasil”, trabalhado em 11 eixos temáticos, todos relacionados ao Estatuto da Juventude – Participação, Educação, Trabalho, Diversidade e Igualdade, Saúde, Cultura, Direito à Comunicação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Território e Mobilidade, Segurança e Paz.

“É um evento importante para todas as pastas municipais porque, em diversas oportunidades, estamos trabalhando em prol da juventude maceioense. Como articuladora da Plataforma de Centros Urbanos trabalho diretamente com este público. Estamos sempre ouvindo o que eles têm a dizer. Então, hoje é um momento em que o público presente que são os jovens opinam e sugerem ações para a melhoria na capital”, disse Juliana.

De acordo com Adriana Toledo, secretária-executiva do Gabinete do Prefeito, o evento foi realizado em parceria com o Estado. “Os jovens que estão participando do evento são ligados a instituições e à sociedade civil em geral. Discutimos vários temas, entre eles a questão da violência, um mal que afeta a vida da maioria da nossa juventude”, afirmou.

Segundo Cláudia Petuba, secretária de Estado de Esportes, Lazer e Juventude, a conferência fortalece o poder dos jovens na mudança da sua própria realidade. “A conferência é um viés que vem para fortalecer o poder de nossos jovens, é um processo de democracia. Todos que estão aqui tem a capacidade de fazer mudança no Estado e também no País”, colocou.

Uma das jovens presentes na Conferencia foi Gabriela Dias, de 18 anos, estudante da Escola Paulo Jorge na Serraria. “O que sugiro são mais ações na questão de segurança, principalmente nas escolas. Acredito que ela começa na sala de aula. Acho muito importante participar deste evento porque é uma oportunidade que temos de falar com o poder público. Espero que consigam encontrar soluções para tudo que será discutido”, opinou.

Da Conferência Municipal sairão 50 delegados para a Estadual, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro. A 3ª Conferência Nacional da Juventude acontecerá em Brasília de 16 a 19 de dezembro.