Cidades

Maceió: Câmara aprova implantação de ciclovias em avenidas com canteiro central

09/10/2015
Maceió: Câmara aprova implantação de ciclovias em avenidas com canteiro central
Silvania Barbosa aposta na implantação de ciclovias para desafogar o trânsito na capital (Crédito da foto: Ascom Câmara)

Silvania Barbosa aposta na implantação de ciclovias para desafogar o trânsito na capital
(Crédito da foto: Ascom Câmara)

As ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas são ambientes alternativos para desafogar o trânsito. No caso de Maceió, elas melhorariam o trânsito se tornando em mais uma opção de deslocamento em áreas de grande fluxo de veículos. “Claro que nosso desejo é de as ciclovias cortassem toda a cidade, mas sua implantação em avenidas que possuem canteiros centrais provocaria uma mudança de hábito e aquelas pessoas que percorrem trechos mais curtos de carro ou moto trocariam seus veículos por bicicletas. Além de ser uma ótima opção de esporte e lazer,” (sic) declarou Silvania, propositora da indicação.

A vereadora defendeu ainda que a implantação das ciclovias garantirá mais segurança e comodidade aos usuários de bicicleta, deixará a cidade mais bonita, será mais um ponto positivo para o desenvolvimento do turismo e que seu uso é uma opção técnica de segurança no trânsito.

A indicação foi aprovada em discussão única e deverá ser encaminhada ao Executivo, a quem cabe sua efetivação.

Tendência

Uma tendência no Brasil e no mundo, as ciclovias já são realidade em grandes capitais brasileiras. A cidade de São Paulo, a maior do Brasil, divide opiniões sobre o assunto, mas o prefeito Fernando Haddad (PT) saiu na frente e além de ser adepto do ciclismo, tornou a construção de uma ciclovia em toda a extensão da Avenida Paulista – umas das mais movimentadas daquela capital – em um dos grandes desafios de seu governo. A obra ainda não foi concluída, mas alguns trechos já foram inaugurados.