Geral

Controladoria Geral do Estado lança projeto para capacitar controladorias municipais

08/10/2015
Controladoria Geral do Estado lança projeto para capacitar controladorias municipais
Augusto Nardes lança livro "Governança no Setor Público". (Foto: Divulgação)

Augusto Nardes lança livro “Governança no Setor Público”. (Foto: Divulgação)

A Controladoria Geral do Estado (CGE) junto à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) lançam, na quarta-feira (14), a Rede de Controladorias do Estado de Alagoas com o objetivo de socializar informações, compartilhar conhecimento e unificar a metodologia de trabalho na área de controle interno.

A solenidade terá início às 9h, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, e vai reunir todas as controladorias municipais com o intuito de instrumentalizar e capacitar os assessores de controle interno atuantes em todo o Estado. O evento vai contar com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, que vai lançar o livro “Governança no Setor Público” e ministrar palestra sobre o assunto.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, fará uma exposição sobre o “Fundo de Participação Municipal”. Presenças confirmadas ainda do governador Renan Filho, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Otávio Lessa, e do presidente da Associação dos Municípios de Alagoas, Marcelo Beltrão.

Para oficializar a rede, será firmada uma parceria entre CGE, AMA e TCE, através da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que torna explícita a contribuição de cada instituição.

De acordo com a controladora geral do Estado, Maria Clara Bugarim, a expectativa é que haja participação efetiva de todos os municípios alagoanos – tendo em vista a importância dos assuntos que serão abordados.

“É importante alinhar e uniformizar esse trabalho. Contamos com parceiros fundamentais para o controle efetivo em todo o Estado. Além disso, a presença do ministro do TCU também será uma boa oportunidade de compartilhar informações e conhecimento”, disse Clara Bugarim.

“A oficina tem o objetivo de apoiar os assessores de controle interno dos municípios, com capacitação, atualização e métodos de trabalho eficazes”, acrescentou a controladora.