Geral

Conferência dá oportunidade para melhorar política de assistência social

08/10/2015
Conferência dá oportunidade para melhorar política de assistência social
Rafael Machado deu voz àqueles que se utilizam do Suas em todo o estado. (Foto: Adailson Calheiros)

Rafael Machado deu voz àqueles que se utilizam do Suas em todo o estado. (Foto: Adailson Calheiros)

Os principais beneficiados com a política de assistência social podem opinar e dizer o que está errado e o que pode ser corrigido. Esta é a oportunidade que alagoanos de qualquer segmento social tem durante a X Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece nesta quinta-feira, 8, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá.

O secretário de Estado da Assistência Social, Joaquim Brito, exaltou o trabalho dos trabalhadores envolvidos na materialização das ações do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Cada servidor esteve envolvido na promoção das conferências municipais, nos 102 municípios alagoanos.

“É através de fóruns como este que as políticas, as resoluções, as críticas e as correções são feitas. E nós precisamos disso. Precisamos que o Estado sinta a pressão das reivindicações das conferências. Para que a Assistência Social possa ser prioridade na agenda econômica do Estado. O governador Renan Filho tem compromisso com isso”, afirmou Brito.

Para manifestar essa importância da presença popular na composição das prioridades da polícia de assistência social, Rafael Machado, ex-morador de rua assistido pelo Suas há oito anos, deu sua contribuição.

Ele assegurou que o sistema é de suma importância para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Lembrou que os profissionais de assistência social precisam ter seu valor reconhecido, além da remuneração justa, e que “os decretos que beneficiam pessoas de rua, pessoas com deficiências e tantas outras minorias precisam ser postos em prática”.

As conferências municipais e a alagoana são preparações para a conferência nacional, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília-DF, com o tema “Consolidar o Suas de vez rumo a 2026”.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Ana Lúcia Tojal, salientou a importância do evento para a construção dos próximos passos do Suas em Alagoas e no Brasil.

As falas se sucediam e em todas elas foi possível ouvir sobre a importância dos serviços de Assistência Social para o desenvolvimento humano nos municípios, nos estados e no país como um todo.