Geral

Centro de Acolhimento já atendeu mais de mil dependentes químicos

08/10/2015
Centro de Acolhimento já atendeu mais de mil dependentes químicos
Centro de Acolhimento de Arapiraca começou a funcionar no dia 29 de maio, durante as ações do Governo Presente, realizadas pelo Governo de Alagoas em Arapiraca (Foto: Victor Brasil)

Centro de Acolhimento de Arapiraca começou a funcionar no dia 29 de maio, durante as ações do Governo Presente, realizadas pelo Governo de Alagoas em Arapiraca (Foto: Victor Brasil)

Auxiliar no amparo a dependentes químicos do Agreste e do Sertão de Alagoas. Este é o objetivo do Centro de Acolhimento de Arapiraca, que já realizou mais de mil atendimentos desde a sua inauguração, em maio deste ano. A unidade, que foi apresentada ao governador em exercício, Luciano Barbosa, nesta quarta-feira (8), integra os equipamentos da Rede Acolhe, coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

O Centro de Acolhimento de Arapiraca começou a funcionar no dia 29 de maio, durante as ações do Governo Presente, realizadas pelo Governo de Alagoas em Arapiraca. O início das atividades na unidade marcou a interiorização das ações de assistência aos dependentes químicos, que antes eram concentradas em Maceió. Para Luciano Barbosa, este é um importante trabalho de prevenção à violência e que vem auxiliando na transformação do cenário do consumo de drogas no interior do Estado.

“Estou encantado com a metodologia utilizada para o acolhimento dos dependentes químicos. É um trabalho brilhante que passa, principalmente, pela educação da população. Os Anjos da Paz é uma realidade no nosso estado e importante ferramenta neste processo”, enfatizou o governador em exercício.

A estrutura de Arapiraca é responsável por receber pessoas vindas de 50 municípios do interior do Estado. Cerca de 15 profissionais atuam na sede, sendo duas equipes de Anjos da Paz e outras duas responsáveis pela triagem. De acordo com o titular da Seprev, Jardel Aderico, a determinação é colocar o serviço no topo das ações das políticas públicas em Alagoas a prevenção à violência, que assola o estado nos indicadores sociais.

“Estamos fortalecendo a Rede de Acolhimento a adolescentes e adultos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, decorrente do uso de drogas, oferecendo oportunidade de reorganização de vida, proporcionando a diminuição das desigualdades sociais, contribuindo assim para a diminuição da violência”, destacou.

A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, também acompanhou a visita do governador ao Centro de Acolhimento. Para a gestora, o importante neste processo é o trabalho em conjunto com os demais órgãos ligados ao tema. “Estou colocando a Prefeitura à disposição da Seprev para formarmos uma grande rede de trabalho e serviços para fortalecer ainda mais o combate ao uso das drogas em nossa cidade”, garantiu.

Metodologia

O dependente químico que deseja voluntariamente abandonar o vício em drogas pode procurar os serviços do Centro de Acolhimento. O primeiro passo após a chegada ao local é o serviço de triagem, onde é feito um levantamento de dados para definir a melhor comunidade que o dependente será encaminhado. Uma equipe multiprofissional também faz uma avaliação médica e psicológica e depois ele é transferido.

As famílias e dependentes podem entrar em contato pelo número (82) 3539-8441. A sede do Agreste fica na rua Barão de Alagoas, 118, no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. Em Maceió, a unidade fica na Avenida Tomás Espíndola, 263, no Farol (3315-1913). Outras informações e orientações também podem ser obtidas pelo número 0800-280-9390, que atende as duas unidades.