Cidades

Arapiraca pode ganhar dez novos bairros

08/10/2015
Arapiraca pode ganhar dez novos bairros
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

A proposta de transformar dez localidades urbanas em bairros oficiais foi apresentada, na manhã desta quinta-feira (8), pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rita Nunes, a uma comissão de vereadores de Arapiraca.

A reunião de trabalho ocorreu no Centro Administrativo Municipal, e também contou com a presença de técnicos e especialistas em cartografia e geoprocessamento da prefeitura.

No encontro, a secretária Rita Nunes explicou aos vereadores a forma como o trabalho está sendo desenvolvido, com a participação dos moradores das localidades envolvidas no projeto da nova divisão de bairros e do Regime Jurídico.

Ainda durante a apresentação, o coordenador do Núcleo de Cartografia e Geoprocessamento da Prefeitura de Arapiraca, Júlio César dos Santos, explicou que o projeto tem como base os dados cartográficos, fotos de satélite e levantamento de campo.

Ele adiantou que a criação de novos bairros vai facilitar o planejamento de ações do poder público e de outras instituições que atuam diretamente nas comunidades.

“A prefeita Célia Rocha quer intensificar as ações nas localidades, mas é preciso que a cidade esteja com um planejamento cartográfico e referenciado para tornar cada vez mais eficientes as políticas públicas e intervenções urbanísticas para melhorar cada vez mais a vida da população de Arapiraca”, salientou.

Com o novo projeto, que ainda será apreciado pela Câmara de Vereadores, a cidade passará de 38 para 48 bairros.

A Lei 2.470/2006 regia a limitação dos 38 bairros, mas em 2011 o perímetro urbano foi ampliado, mas o projeto não havia recebido um novo zoneamento, que agora está sendo debatido com a sociedade.

O projeto de ampliação dos bairros, com o estabelecimento de referenciais mais concretos, já foi debatido com moradores de Batingas, Alazão e Senador Arnon de Mello. A próxima reunião deve ocorrer no bairro Massaranduba, que registra intensa atividade imobiliária.