Geral

Reajuste de servidores está em Palácio; pagamento sai na próxima folha

04/09/2015
Reajuste de servidores está em Palácio; pagamento sai na próxima folha
 Fábio Farias ressaltou sensibilidade da Casa de Tavares Bastos. (Foto: Márcio Ferreira)


Fábio Farias ressaltou sensibilidade da Casa de Tavares Bastos. (Foto: Márcio Ferreira)

Após várias discussões da Mesa de Negociação Permanente do Governo, o reajuste salarial dos servidores públicos de Alagoas foi aprovado na Assembleia Legislativa (ALE), na sessão ordinária de quarta-feira (2). Os projetos de lei que tratam do reajuste do funcionalismo alagoano já estão no Gabinete Civil para serem sancionados pelo governador Renan Filho.

Em duas votações, realizadas no mesmo dia, os pareceres foram apreciados e aprovados pelos parlamentares em menos de 24 horas. O deputado estadual Ronaldo Medeiros, líder do governo na ALE, destacou o caráter emergencial dedicado aos projetos.

“Apesar de vários estados estarem parcelando e atrasando o salário dos servidores, o Governo de Alagoas concede um reajuste superior a maioria”, ressaltou o parlamentar.

De acordo com os textos aprovados, os servidores estaduais terão um reajuste linear de 5%. O benefício garantido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Nacional (Fundeb) proporcionou ao Governo a possibilidade de conceder um aumento diferenciado, com um ganho de 2% em relação às demais categorias.

Diante do esforço do Governo do Estado em conceder o reajuste salarial dos servidores, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, ressaltou a sensibilidade dos deputados para apreciar a matéria em regime de urgência.

“Foi uma discussão longa que vem sendo acompanhada pela sociedade, pela Assembleia e demais poderes. Os deputados foram sensíveis à situação dos servidores, tendo em vista necessidade que isso acontecesse, até porque algumas categorias estão sem aumento desde maio”, destacou Farias.

A partir de agora, a comissão permanente de negociações dos servidores irá tratar das pautas específicas de cada segmento.

Após planejamento, estudos e diálogos, realizados nos últimos meses, o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Christian Teixeira, confirma o pagamento do reajuste dos servidores públicos na folha de setembro.

“Os servidores da primeira faixa receberão no último dia útil desse mês, e os da segunda faixa, no dia 11 de outubro”, garantiu o titular da pasta.

Após reuniões da Mesa de Negociação Permanente do Governo, o Estado cumpre o compromisso firmado com os servidores públicos, definido o reajuste de 5% para os servidores e 7% para os professores.