Cidades

Planetário de Arapiraca terá Semana Mundial do Espaço

29/09/2015
Planetário de Arapiraca terá Semana Mundial do Espaço
Assessoria

Assessoria

Como parte da programação dos três anos de atividades do Planetário Municipal e Casa da Ciência de Arapiraca, será realizado no dia dois de outubro o lançamento da Semana Mundial do Espaço (World Space Week (WSW) 2015.

De acordo com a diretora do Planetário Municipal, professora Janice Gomes, o tema deste ano será Discovery, que abordará as principais descobertas astronômicas dos últimos anos.

A abertura do evento está marcada para as 19 horas, no Lago Perucaba, onde está instalado o Planetário Municipal e Casa da Ciência de Arapiraca.

Referência

Inaugurado no dia dois de outubro de 2012, na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, o Planetário Municipal de Arapiraca e a Casa da Ciência vem recebendo total apoio da administração da prefeita Célia Rocha e da Secretaria Municipal de Educação.

O espaço está atraindo a cada dia a atenção de crianças, jovens e adultos ao Lago Perucaba, um dos mais belos cartões-postais da cidade.

Construído com recursos da municipalidade, o Planetário oferece a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, por conta de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 80 pessoas sentadas, mirante, área verde, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital para observação celeste com espaço para 70 lugares.

O planetário é o maior do gênero no País e foi construído seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela empresa Hiperlab, que atua há 14 anos no mercado.

O sistema digital permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.