Geral

Parlamentares visitam HGE e ressaltam importância do hospital para Alagoas

30/09/2015
Parlamentares visitam HGE e ressaltam importância do hospital para Alagoas
Deputados informaram que primeiramente estão conhecendo a realidade do HGE para, a partir daí, ir aos municípios cobrar que façam o atendimento para evitar que pessoas que deveriam ser atendidas no interior lotem o hospital (Foto: Neide Brandão)

Deputados informaram que primeiramente estão conhecendo a realidade do HGE para, a partir daí, ir aos municípios cobrar que façam o atendimento para evitar que pessoas que deveriam ser atendidas no interior lotem o hospital (Foto: Neide Brandão)

Acompanhados pela gerente do Hospital Geral do Estado (HGE), Verônica Omena, os deputados estaduais Francisco Tenório, Inácio de Loyola, Carimbão Júnior e Jô Pereira, visitaram as instalações da unidade hospitalar nesta terça-feira (29). Além de conhecerem o fluxo de funcionamento do maior hospital público do Estado – que é porta aberta – os parlamentares ressaltaram a sua importância para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a inspeção, onde os deputados percorreram toda a unidade hospitalar, desde a área pediátrica, até os corredores das Áreas Azul, Amarela e Vermelha, passando pelas Unidades de AVC, Vascular e Ortopédica, a gerente do HGE apresentou as medidas implantadas para melhorar a assistência aos usuários do SUS.

Integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), os deputados também visitaram o tomógrafo e reconheceram os avanços que a unidade hospitalar vem passando.

Na ocasião, eles destacaram a seriedade do trabalho desenvolvido pela atual gestão. Francisco Tenório ressaltou que o hospital é essencial para a Saúde dos alagoanos, por receber a todos, independente de ter ou não plano de saúde.

“Primeiramente estamos conhecendo a realidade do HGE para, a partir daí, ir aos municípios cobrar que façam o atendimento como deve ser. O grande fluxo de pacientes no hospital, que deveria realizar só atendimentos de urgência e emergência, acontece devido a falhas na Atenção Básica”, salientou.

A deputada Jó Pereira salientou os investimentos realizados na unidade durante a atual gestão. “É claro que o hospital precisa de mais investimentos. No entanto, o salto de qualidade é visível. O fluxo de pacientes vem funcionando bem, é notória a diminuição de atendimentos nos corredores”, disse.

Na ocasião, os deputados conheceram a história de J. G. B. M., de apenas quatro anos, que percorreu várias unidades privadas do Estado para ter o diagnóstico de sua enfermidade. Sua mãe, Elenilda Barros, contou que vir para o HGE foi sua última esperança e que o atendimento tem sido melhor do que nos locais que passou.

“O HGE é uma unidade hospitalar de portas abertas, a rotatividade de atendimentos é grande, hoje os corredores podem estar vazios e amanhã não. Nós que fazemos o corpo técnico do hospital, ficamos satisfeitos com a visita dos deputados, porque vislumbramos o interesse que eles demonstram em viabilizar melhorias na rede, o que traz reflexos imediatos aos nossos pacientes. O Hospital Geral tem sido a solução e não o problema da saúde alagoana”,  acrescentou a gerente geral, Verônica Omena.

Após a visita, a Comissão de Saúde da ALE vai elaborar um ofício solicitando a relação dos procedimentos que precisam ser agilizados para a assistência ao paciente, e, em seguida, um relatório será encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).