Geral

Observatório Astronômico do Cepa abre domingo para eclipse lunar

25/09/2015
Observatório Astronômico do Cepa abre domingo para eclipse lunar
Fenômeno pode ser visto com nitidez em Alagoas. (Foto: Divulgação)

Fenômeno pode ser visto com nitidez em Alagoas. (Foto: Divulgação)

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), mantido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estará aberto especialmente neste domingo (27) a partir das 20h, para receber as pessoas que queiram observar o próximo eclipse lunar.

A observação em pelo menos três telescópios é gratuita e o observatório fica no final do Cepa, na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em Maceió.

De acordo com o professor Adriano Aubert, coordenador do OAGLL, o fenômeno pode ser visto a olho nu e deve começar por volta das 21:11 de domingo, terminando na madrugada de segunda-feira (28) por volta das 2:22 da manhã.

Apesar de começar por volta das 21h11, o fenômeno só será percebido com maior impacto a partir das 22:30, quando metade da lua estará encoberta pelo eclipse. O momento de maior escuridão será entre 23h11 e 00h23.

“Além do observatório, será possível visualizar o eclipse de qualquer ponto de Maceió”, destacou o professor Aubert. Segundo ele, paralelamente ao evento, o observatório realizará algumas atividades. “Vamos tirar fotos, fazer a cronometragem da cratera lunar e medir o grau de escurecimento do fenômeno”, informou o professor.

OAGLL – O Observatório Astronômico do Cepa, como é conhecido o OAGLL, integra o Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite) e está em operação desde abril de 2009, tendo por finalidade desenvolver ações de ensino, divulgação e popularização da Astronomia.

O espaço, que promove atividades em parceria com a Usina Ciência da Ufal e Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceeal), está aberto para a visitação pública todas terças, quintas e sábados das 19h às 22h.

Foto: Valdir Rocha

Foto: Valdir Rocha