Geral

Hospitais do interior vão receber recursos do Estado

15/09/2015
Hospitais do interior vão receber recursos do Estado
Atendimento médico no interior será ampliado com o apoio do Estado. (Foto: Carla Cleto)

Atendimento médico no interior será ampliado com o apoio do Estado. (Foto: Carla Cleto)

O Governo do Estado vai ampliar a Saúde em outras regiões de Alagoas. Durante uma coletiva de imprensa concedida após assinar termos de compromisso na área da saúde, que representam um incremento de mais de R$ 1 milhão/ mês direcionado aos hospitais de Arapiraca, na manhã desta terça-feira, 15, o governador Renan Filho anunciou que o Estado vai colocar recursos nas unidades existentes em Alagoas, para descentralizar serviços para os hospitais de interior.

Segundo o governador, os quatro primeiros hospitais serão os de Delmiro Gouveia, Porto Calvo, União dos Palmares e Viçosa, por serem as cidades mais desassistidas no Estado.

“Nós temos outras regiões que têm uma assistência melhor, como Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema. Todas precisam melhorar, mas algumas têm uma estrutura de rede hospitalar melhor, que não precisa construir o equipamento agora, podemos colocar recursos novos e já dá uma melhorada, e é isso que estamos fazendo”, explicou.

Renan Filho disse ainda que a secretária de Estado da Saúde, Rosângela Wyszomirska, esteve reunida, na segunda-feira, 14, com prefeitos do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, e com os prefeitos da região de Santana do Ipanema, para tratar da regionalização dessas regiões também.

Ainda de acordo com o governador do Estado, o termo assinado em Arapiraca faz parte de um plano de regionalização. “Nós planejamos, estivemos aqui em Arapiraca, combinamos com os secretários da região, fizemos ver que há necessidade de novos recursos aqui. Vamos fazer o mesmo em todas as outras regiões”, disse.

O chefe do poder Executivo também falou a respeito dos empréstimos que o Estado vai conseguir após a confirmação que presidente Dilma Russeff, que vai autorizar os Estados a fazerem novos empréstimos. “Assim nós vamos conseguir promover o desenvolvimento, cultura, construção civil, gerar empregos no Estado”, frisou.

Ele concluiu falando de novos investimentos na Saúde de Alagoas.

“Nunca em Alagoas utilizou recursos de empréstimos para ampliar substancialmente a Saúde, há muitos anos não se constrói um hospital público em Maceió, mesmo que seja administrado pela rede privada ou organização social, nós precisamos fazer um hospital para aumentar o número de leitos na capital e para estruturar melhor o interior”, finalizou.