Geral

Governo libera ordem de serviço para a Casa da Gestante

04/09/2015
Governo libera ordem de serviço para a Casa da Gestante
Estado, segundo a secretária, quer contribuir com a evolução da assistência à saúde. (Foto: Carla Cleto)

Estado, segundo a secretária, quer contribuir com a evolução da assistência à saúde. (Foto: Carla Cleto)

Como parte do compromisso do Governo do Estado de garantir assistência e ampliar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), o governador Renan Filho e a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, assinam as ordens de serviço para a construção da Casa da Gestante, no bairro do Poço, e a reforma da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora, no Centro. A cerimonia ocorre, nesta terça-feira, 8, durante a inauguração da Base Descentralizada do Samu, no bairro da Serraria.

“Com o início das obras da Casa da Gestante e a reforma da Escola Técnica Valéria Hora, a população alagoana vai contar com mais segurança e conforto para a realização de partos e a garantia de uma melhor estrutura para a educação continuada dos profissionais da saúde”, destacou Rozangela Wyszomirska.

A Casa da Gestante vai funcionar como uma extensão da Maternidade Escola Santa Mônica e atuará como um importante ponto de apoio para as gestantes.

“O projeto prevê a construção de 20 novos leitos, que abrigarão mães, bebês e até familiares”, explicou a diretora geral da Maternidade Santa Mônica, Rita Lessa.

A diretora exemplificou que, em casos como a internação de recém-nascidos na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, a paciente pode ficar em um quarto da Casa da Gestante.

“Isso aumenta o bem-estar da mãe, que precisa estar tranquila nesse momento delicado e não ocupa uma enfermeira da maternidade, que pode ser usado para casos tecnicamente mais recomendados”, explicou a diretora.

As unidades – Casa da Gestante e Escola Técnica Valéria Hora integram a estrutura da Universidade de Ciências de Saúde de Alagoas (Uncisal).

“A gestão estadual de saúde reafirma sua missão de proporcionar a população uma estrutura de capacitação e ensino de profissionais de saúde cada vez mais qualificada. Como gestora e educadora, posso afirmar que com a realização de um trabalho ético e compromissado, vamos contribuir para a evolução da assistência à saúde em todo o Estado”, destacou a secretária Rozangela Wyszomirska.