Cidades

Chef Guga Rocha participa de ações com food trucks em Maceió

30/09/2015
Chef Guga Rocha participa de ações com food trucks em Maceió
Chefe de cozinha e apresentador, Guga Rocha, visita food trucks no AlagoinhasChefe de cozinha e apresentador, Guga Rocha, visita food trucks no Alagoinhas (Paulo Rios)

Chefe de cozinha e apresentador, Guga Rocha, visita food trucks no AlagoinhasChefe de cozinha e apresentador, Guga Rocha, visita food trucks no Alagoinhas (Paulo Rios)

A cada dia, os Food Trucks, “trailers furgões”, caminhonetes ou caminhões adaptados para vender alimentos, ganham mais espaço na vida dos maceioenses e turistas que gostam de opções gastronômicas rápidas e variadas. Aproveitando esse contexto, o Sebrae em Alagoas trouxe para Maceió, nesta segunda-feira (28), o renomado apresentador e chef de cozinha Guga Rocha para ministrar uma palestra para os empresários do segmento, visitar e degustar os pratos nos trailers, que têm como ponto o estacionamento do Alagoinhas, na Ponta Verde.

Pela manhã, Guga Rocha tratou de temas específicos para os food trucks, como dicas para melhorar a qualidade e a competitividade dos negócios, e assim, torná-los mais lucrativos, oferecendo mais atrativos para os clientes dentro do espaço disponível. Durante a tarde, o chef provou os principais pratos de oito food trucks do Projeto de Alimentação Fora do Lar do Sebrae. As iniciativas fizeram parte do Movimento Compre do Pequeno Negócio, criado pelo Sebrae Nacional para incentivar a população a comprar diretamente das micro e pequenas empresas.

Na palestra, Guga Rocha compartilhou suas experiências e abordou temas como a inserção de produtos de pequenos produtores, fatores organizacionais como fichas técnicas, além de higiene e manipulação, áreas que, segundo ele, os empresários já conheciam bastante.

“A palestra foi muito legal. Fico feliz em ter sido convidado, pois food truck é uma coisa que gosto muito e tenho experiência internacional com isso, viajei comendo e trabalhando com food truck. Também conversamos bastante sobre como inserir produtos de pequenos produtores. Fazemos com que o público compre do pequeno, mas também é interessante que os empresários também comprem do pequeno produtor”, afirmou Guga Rocha.

No Alagoinhas, o chef provou e aprovou os pratos, e ainda falou sobre como os food trucks da orla de Maceió podem servir como atrativo para a população local e para os turistas. Guga Rocha também elogiou bastante o espaço.

“Com a alta do dólar, o turista passa a viajar dentro do Brasil e Maceió passa a ser um destino bem mais procurado, com mais opções gastronômicas para oferecer, desde comida regional até hambúrgueres, paletas, doces e pizzas. Isso deve ser ainda mais apoiado pelos órgãos governamentais, pois é mais um atrativo de Maceió aos turistas.

Aqui deveria se tornar um ponto fixo para esse segmento. Esse é o parque para food trucks mais bonito do Brasil, ou quem sabe até do mundo. Não conheço locais que tenham um visual desses. E essa pode ser uma ferramenta de marketing que pode ser utilizada até pela prefeitura. Temos que vender isso, vender nossa regionalidade, nossa comida, e nossos pequenos empresários”, completou Guga Rocha.

De acordo Hebely Nutels, empresária, dona do food truck Mister Brownie Gourmet, que oferece ao público, desde dezembro do ano passado, brownies, cafés e cappuccinos, a palestra e a visita de Guga Rocha em seu trailer serviu como um incentivo para a atividade.

“A palestra e a visita do Guga Rocha foram maravilhosas e bem estimulantes para nós, visto que ele é muito criativo, um chef experiente, que já percorreu o mundo inteiro estudando gastronomia. Ele passou muitas dicas para nós que podem nos ajudar a sempre oferecer um produto de qualidade e melhorar cada vez mais. Foram momentos enriquecedores. Ele é alagoano, então, para mim é um orgulho ver que ele se destaca nessa área”, frisou Hebely Nutels.

Vanessa Fagá, gerente da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas, destacou a importância da vinda do Guga Rocha e de ações como estas para o fortalecimento dos food trucks locais.

“O Guga Rocha tem um olhar diferenciado, por isso, quisemos traze-lo dentro das ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio. Todos esses food trucks são micro e pequenas empresas então, muito deles são Microempreendedores Individuais (MEI), e essas ações foram feitas justamente para inclui-los no Movimento. É muito importante que eles se organizem e tenham tudo certo em aspectos como segurança alimentar e criatividade nos pratos”, disse Vanessa Fagá.

Food Trucks e Alimentação Fora do Lar

Desde o início de 2015, o Projeto de Alimentação Fora do Lar do Sebrae em Alagoas atende 15 empresários de food trucks em Maceió. Por meio do Projeto, os empreendedores participam de programações com oficinas, cursos, palestras e consultorias sobre temas como associativismo para o fortalecimento do grupo.