Geral

Projeto Orla: Barra de São Miguel já possui etapas definidas para a finalização

01/08/2015
Projeto Orla: Barra de São Miguel já possui etapas definidas para a finalização
A Semarh tem trabalhado para conscientizar e ao mesmo tempo sensibilizar os gestores municipais a aderirem ao Projeto Orla (Foto: Divulgação)

A Semarh tem trabalhado para conscientizar e ao mesmo tempo sensibilizar os gestores municipais a aderirem ao Projeto Orla (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) estão em contato permanente para finalizar a implantação do Projeto Orla no município da Barra de São Miguel, região Sul do estado.
A última reunião ocorreu na quarta-feira (22) quando a Comissão Técnica Estadual, constituída por órgãos do Governo de Alagoas e sociedade civil organizada, avaliou como o projeto está sendo construído para posteriormente colocá-lo em prática.
O superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Mateus Gonzales e o assessor técnico da secretaria, Bruno Stefanis, participaram do encontro e aguardam a chegada de novos parceiros para ampliação do projeto no estado.
“Tivemos uma reunião em que diversos órgãos participantes do Projeto Orla emitiram seus pareceres acerca da organização das ações no município da Barra de São Miguel. As deliberações deste projeto precisam ainda da participação de mais parceiros para que não fique apenas em debate com o governo, afinal, a população sai beneficiada com este tipo de empenho”, declarou Bruno, assessor técnico da Semarh.

Atuação

A Semarh tem trabalhado para conscientizar e ao mesmo tempo sensibilizar os gestores municipais a aderirem ao Projeto Orla, que consiste no ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.
Entre as diretrizes do projeto estão o fortalecimento da capacidade de atuação e articulação de diferentes atores do setor público e privado na gestão integrada da orla; desenvolvimento de mecanismos de participação e controle social para sua gestão integrada e a valorização de ações inovadoras de gestão voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais e da ocupação dos espaços litorâneos.