Geral

Mutirões Ortopédicos da Sesau mudam vida de alagoanos

01/08/2015
Mutirões Ortopédicos da Sesau mudam vida de alagoanos
Ao lado da família, Ailton de Araújo afirma ter motivos para sorrir, após o Mutirão Ortopédico (Foto: Adalberto Custódio)

Ao lado da família, Ailton de Araújo afirma ter motivos para sorrir, após o Mutirão Ortopédico (Foto: Adalberto Custódio)

Ao lado da esposa Rosimeire e dos filhos Alisson, de 5 anos, e da pequena Julia Maiara, de apenas um aninho, o operador de máquinas Ailton de Araújo, 28 anos, diz que agora tem motivos para sorrir. Ele foi um dos beneficiados pelo mutirão ortopédico, realizado em junho na cidade de Arapiraca, que atendeu dezenas de pacientes de vários municípios da região.
Há cerca de um mês, Ailton guiava sua motocicleta pelo centro de Arapiraca, quando foi atingido por um veículo que trafegava pela contramão. No acidente, mais ocorrido nas ruas da segunda maior cidade de Alagoas, o operador de máquinas sofreu uma grave fratura no braço direito.
Socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ailton foi conduzido para a Unidade de Emergência Daniel Houly (UEDH), onde recebeu os primeiros atendimentos pela equipe médica de plantão, que estabilizou a fratura e prescreveu indicação de cirurgia.
Após duas semanas peregrinando para conseguir autorização cirúrgica, Ailton de Araújo ficou sabendo do mutirão e foi ao Instituto Ortopédico e Traumatológico (IOT) de Arapiraca, anexo ao Hospital Chama, onde foi consultado e avaliado pelo ortopedista Gustavo Francisco. O mutirão em Arapiraca ocorreu no dia 12 de junho e o procedimento cirúrgico, quatro dias depois.
Hoje, recuperando-se em casa, Ailton já faz planos sobre a volta ao trabalho. “A cirurgia foi um sucesso e, com fé em Deus, em breve estarei de volta à minha rotina normal. O mutirão ortopédico mudou a minha vida e se não fosse ele eu ainda poderia estar batendo em portas erradas e sofrendo com fortes dores, uma vez que não tinha como fazer a cirurgia de forma particular”, finalizou Ailton.

Auxiliar de cozinha há três anos lutava para conseguir cirurgia

Outra beneficiada com o mutirão ortopédico foi a auxiliar de cozinha Maria de Lourdes da Silva, 51 anos, moradora da cidade de São Miguel dos Campos. No ano de 2012 ela sofreu uma queda no local de trabalho e bateu o joelho direito no chão.
A lesão provocou o acúmulo de líquido na articulação, evoluindo para um quadro grave de artrose. Com fortes dores devido à inflamação, dona Lourdes praticamente não conseguia mais andar e teve de pedir afastamento do trabalho.
Após três anos lutando para conseguir a cirurgia, um médico da cidade de São Miguel dos Campos a encaminhou para o mutirão ortopédico, realizado no Hospital Chama, em Arapiraca. Ao ser avaliada pela equipe médica, Lourdes foi orientada a apresentar diversos exames para submeter-se a um procedimento cirúrgico, que ocorreu no último dia 10 de julho no Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios.
Quinze dias após a cirurgia, a auxiliar de cozinha diz estar se recuperando bem e já começa a dar os primeiros passos. Segundo ela, a equipe médica deu um prazo de 90 dias para a recuperação total.
“Esse mutirão foi uma bênção de Deus. Há três anos lutando por essa cirurgia eu estava praticamente desenganada. Agradeço ao doutor Rogério Barboza que me orientou durante todo o processo e, em especial, a competente equipe médica do doutor Gustavo Francisco, que me proporcionou uma vida nova, sem dores e sem sofrimento”, finalizou.