Geral

Capacitação orçamentária é finalizada pela Seplag

01/08/2015
Capacitação orçamentária é finalizada pela Seplag
Noções de administração orçamentária foram repassadas. (Foto: Ascom Seplag)

Noções de administração orçamentária foram repassadas. (Foto: Ascom Seplag)

Atualizar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos aos instrumentos de planejamento, orçamento, administração financeira e compras no âmbito da administração pública estadual, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos. Foi com essa meta que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) promoveu, durante a última semana, um curso de capacitação para servidores do Poder Executivo alagoano.
Nos encontros, os servidores tiveram contato com assuntos ligados ao ciclo do planejamento, assim como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e algumas noções acerca da administração orçamentária alagoana.
Segundo o diretor de Estudos e Projetos Orçamentários da Seplag, Gustav Ives, a capacitação faz com que os servidores consigam entender melhor como são realizados os processos orçamentários do Estado.
“Propiciar maior capacitação dos servidores e gestores públicos estaduais, envolvidos com as atividades próprias do ciclo de gestão de recursos públicos, é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado. Ações como essas colaboram para que a sociedade alagoana ganhe impactos positivos”, ressalta Gustav Ives.
Para o servidor público José Souza, o curso foi importante para que algumas dúvidas sobre procedimentos de administração orçamentária e financeira pudessem ser retiradas.
“Acredito que espaços como esses se tornam canais de conhecimentos legais para troca de experiências. O processo de planejamento e orçamento não é algo simples e, por isso, é preciso que mais ocasiões como essas aconteçam”, avalia.
Além dessa capacitação, a Seplag já planeja novos momentos de integração. A expectativa, conforme a Superintendência de Orçamento Público da Seplag, é que, nos próximos meses, novos encontros aconteçam para discutir e debater temas ligados ao orçamento alagoano.