Geral

Jogos Estudantis reúnem mais de 4.500 participantes de 169 escolas

24/07/2015
Jogos Estudantis reúnem mais de 4.500 participantes de 169 escolas
Luciano Barbosa falou do esporte como formador de valores. (Foto: Neno Canuto)

Luciano Barbosa falou do esporte como formador de valores. (Foto: Neno Canuto)

    Foi dada a largada para os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). A abertura foi nessa sexta-feira, 24, no Estádio do Rei Pelé. Essa edição vem marcada por números que impressionam: 4.675 participantes e 17 modalidades. Outro ponto de destaque é a economia. Os custos caíram de R$ 1,3 milhão para R$ 534 mil.
O governador Renan Filho tratou sobre a redução. “O valor investido este ano é quase um terço do gasto no ano passado, num evento muito maior e melhor – mais atletas, mais atratividade. O secretário Luciano Barbosa, da Educação, junto com a secretária Claudia Petuba, do Esporte, estão organizando esses jogos”, revelou.
Renan Filho lembrou, inclusive, do seu envolvimento com o evento, como atleta. “Eu também participei do Jeal quando eu era estudante em Maceió, inclusive, participei da modalidade futebol de salão e essas coisas ficam marcadas na cabeça dos jovens, das crianças”, contou.
Os Jogos Estudantis promovem também a interação entre estudantes de escolas públicas e privadas. Participam 115 instituições das redes estadual, municipal e federal mais 54 escolas particulares.
“Incentivar o esporte é sem dúvida fortalecer a aprendizagem, a integração social; repercute na aproximação das pessoas. Eu acredito muito na prática esportiva para melhorar o cidadão alagoano. Desejo sorte a todos que participam dos jogos”, declarou o governador.
Entre as modalidades, estão esportes tradicionais como atletismo, futsal, voleibol, e outros como badminton e luta olímpica. Haverá espaço também para a bocha, natação e atletismo paralímpicos. A programação segue até 3 de agosto. Confira mais detalhes na página educacao.al.gov.br/
Durante a abertura, o secretário da Educação, Luciano Barbosa, falou da importância do esporte na vida dos adolescentes e jovens e a expectativa de que os 102 municípios participem do Jeal, edição 2016.
“São mais de 4.000 atletas estudantis, competindo. Nesta edição, 50 municípios trouxeram atletas para o evento. Quando a juventude entender que através do esporte vai moldando as suas convicções e os seus valores,” destacou Barbosa.
Para a secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, o maior evento escolar esportivo do Estado é motivo de celebração para a juventude que integra Esporte e Educação para impulsionar o futuro de Alagoas.
“Sei que todos vocês são comprometidos com os valores do esporte, que vão desde a solidariedade, fraternidade, respeito à diversidade e compreensão dos reais valores da vitória e da derrota. Vocês serão representantes dos Jogos Nacionais da Juventude, renovando a crença e capacidade de todos os jovens alagoanos” finalizou a secretária.
A secretária de Estado da Mulher, Direitos Humanos, Roseane Cavalcante de Freitas (Rosinha da Adefal), lembrou dos tempos em que foi atleta paraolímpica e citou a participação da Associação Pestalozzi no Jeal 2015.
“Fui para-atleta e tive no esporte o melhor instrumento de inclusão social e educação. Espero que vocês entendam o momento privilegiado que estão vivendo. Já são vitoriosos por estarem aqui. Inclusive os competidores da Pestalozzi”, ressaltou.
O Jeal segue até o dia 2 de agosto. A maioria das modalidades é disputada no Estádio Rei Pelé. Os jogos foram disputados em duas fases, a regional e a estadual.