Geral

Firmino combate timidez: “Dentro de campo me transformo”

23/06/2015
Firmino combate timidez: “Dentro de campo me transformo”
Roberto Firmino já tem quatro gols marcados pela Seleção  (Foto: PEDRO H. TESCH - Agência Estado)

Roberto Firmino já tem quatro gols marcados pela Seleção
(Foto: PEDRO H. TESCH – Agência Estado)

    No campo, vibrante e furioso nas comemorações. Fora dele, uma voz que quase parece um sussurro. Roberto Firmino é assim. Basta uma câmera ser apontada na direção dele que a timidez toma conta. Mas o camisa 11 da seleção brasileira assegura que, em nenhum momento, seu desempenho em campo é atrapalhado pela falta de habilidade para lidar com holofotes.
“Nunca atrapalhou, porque sou tímido aqui. Não estou acostumado com coletiva, é uma coisa que eu tenho, não gosto de dar entrevista. Mas dentro de campo me transformo e viro outra pessoa”, frisou.
Firmino começou a Copa América do Chile na reserva de Diego Tardelli, virou titular na derrota para a Colômbia, com direito a gol incrivelmente perdido por ele, mas foi mantido por Dunga e marcou o segundo da vitória por 2 a 1 sobre a Venezuela. Ganhou terreno e tornou-se o vice-artilheiro da nova era Dunga. Com quatro gols, só perde para Neymar, que tem nove.
“É bom estar fazendo gols e ajudando a Seleção, mas não depende só de mim, depende do grupo inteiro, que está focado no principal objetivo, que é o título da Copa América”, disse.
Enquanto disputa a competição no Chile, seus empresários acertam a sua transferência da Alemanha para a Inglaterra. O Liverpool é o provável destino de Roberto Firmino, após a participação do meia-atacante na Copa América. O clube virou favorito na disputa inglesa com Manchester United e Manchester City. O acerto depende da resposta positiva do alemão Hoffenheim, e a negociação entre as partes evolui rapidamente.
“Eu não gosto de perder, gosto sempre de estar ganhando jogos e, consequentemente, títulos. Eu acho que está na hora de dar o próximo passo, mas estou focado na Seleção até o término da Copa”, admite.

Abaixo a íntegra da entrevista coletiva de Roberto Firmino nesta terça-feira:

    Saída do Neymar

Claro que a gente ficou triste com a saída dele, com a suspensão. Mas a Seleção procura se motivar a cada dia que passa, para conseguir vitórias nos próximos jogos. Neymar se despediu triste pelo que aconteceu. Serve para ficarmos espertos para não acontecer com nenhum de nós.

    Origem

Sou natural de Maceió, Alagoas, venho de família humilde. Tive um começo difícil no CRB, joguei no CRB, fiquei até a categoria júnior, depois fui para o Figueirense, joguei a Série B, não cheguei a jogar na Primeira Divisão e fui para a Alemanha. Estou há quatro anos e meio lá.

    Saída para o Liverpool

Minha vida está aqui, estou pensando na Copa América. Tenho contato até 2017, meus empresários vão resolver tudo. Vamos ver.

    Disputa com Tardelli

Disputa sempre vai ter. É normal isso. Mas o professor sempre toma a decisão. Ele vem optando pela minha presença, fico feliz. O Tardelli está aqui para nos ajudar. Isso só vem melhorar o grupo.

    Assédio na Seleção

Meu clube não é grande, mas também não é pequeno. Tem muito assédio dos torcedores. Quando se trata de seleção brasileira, as coisas mudam. Mas a gente procura só focar nos treinos e jogos.

    Expectativa para eliminatórias

Os jogos serão disputados, brigados, não será nada fácil. Os times Sul-Americanos estão trabalhando forte. Nós também estamos nos preparando bem para as eliminatórias.

    Firmino e Tardelli juntos

Sim, pode ser. Nós estamos aqui para ajudar. Se o professor optar por jogarmos juntos, vai ser excelente. Vamos procurar defender bem o nosso país.

    Entrada de Robinho no time

Robinho é um espelho para todos nós. Ajudou muito no último jogo com sua experiência, fez um bom jogo. Contra o Paraguai não vai ser diferente, será um jogo duro, disputado. Sabemos que é mata-mata e temos que ganhar.

    Ídolos

Esses atacantes, Careca, Ronaldo, Romário, foram fenômenos na Seleção. Estou trabalhando a cada dia que passa, fazendo meu trabalho, conquistando meu espaço aqui. Espero que dê tudo certo.

    Maior inspiração

Para mim o cara foi o Ronaldinho Gaúcho. Sempre me inspirei nele. Foi e vai continuar sendo meu espelho.

    Posicionamento

A gente procura sempre se movimentar, fazendo o que o Dunga pede. Procuramos sempre trabalhar. Contra a Colômbia, saí bastante da área para buscar o jogo. E no gol (contra a Venezuela) estava na hora certa, no momento certo, fui feliz.

    Diferença entre Europa e América do Sul

Não muda muito o nível do futebol daqui da Copa América com o da Alemanha. Também é assim, corrido, taticamente é corrido. Não estou sentindo tanta diferença. Também é um país evoluído e bom de se jogar. Por isso em algumas vezes me dou bem nas jogadas porque é bastante próximo.

    Lembranças do 7 a 1

Foi triste para nós brasileiros, estava vendo o jogo com todos os alemães, foi triste para mim. Mas a seleção brasileira está dando a volta por cima, está sendo esquecido isso.