Geral

Estado promove treinamento para federações e associações de esporte

22/06/2015
Estado promove treinamento para federações e associações de esporte
Apoio do Estado é fundamental para organização das entidades. (Foto: Neno Canuto)

Apoio do Estado é fundamental para organização das entidades. (Foto: Neno Canuto)

Com o intuito de reforçar e melhorar o trabalho das federações e associações de esporte em Alagoas, a Secretaria de Esporte Lazer e Juventude (Selaj) promoveu, neste sábado (20), um treinamento para capacitação das entidades voltadas para o esporte de rendimento.
São cerca de 30 pessoas que representam federações e associações do esporte do Estado. Segundo a secretária adjunta de esporte, Andréa Alfama, esses eventos servem para impulsionar o trabalho dessas entidades no Estado.
“O esporte de rendimento exige preparo, dedicação e, essencialmente, organização. Então, esse treinamento é só uma nuance do trabalho que a gente quer desenvolver com as federações para capacita-las e ajuda-las a preparar os atletas.”, pontuou Alfama.
Para o representante da Federação de Tênis de Campo de Alagoas, Marçal França, esses treinamentos servem como base para formação da federação que ainda irá completar um mês de gestão.
“Esses treinamentos são importantes, principalmente, pra nos ensinar sobre a captação de recursos. Hoje, a federação, não só a de tênis, mas todas elas têm dificuldade porque não é profissional. Então nós precisamos de apoio dos órgãos públicos para poder melhorar.”, explicou França.
E, para intensificar o apoio da Selaj, segundo a secretária adjunta, eventos como este devem continuar sendo feitos aqui no Estado.
“É um trabalho que a gente pretende manter de forma cotidiana pra que essas entidades tenham condições de se estruturar e obter recursos, além de executar, prestar contas, para que elas possam trazer recursos para elas, para que elas possam capacitar melhores o seus atletas e, também, para que a gente possa impulsionar o esporte de alto rendimento aqui no estado”, comentou a secretária Andréa Alfama.
Pela manhã, foi promovida a 1ª Oficina de Capacitação em Gestão Esportiva ministrada por servidores da Selaj que trabalham diretamente com convênio e cadastro de entidades. Já à tarde, os representantes assistiram palestras sobre como prestar contas com o Estado e gerir a contabilidade de entidades esportivas.