Geral

Dayse Brêda é referência no atendimento a crianças com problemas respiratórios

15/06/2015
Dayse Brêda é referência no atendimento a crianças com problemas respiratórios
Clínica Infantil Dayse Brêda é referência de atendimento para todo o Estado de Alagoas  (Fotos: Olival Santos)

Clínica Infantil Dayse Brêda é referência de atendimento para todo o Estado de Alagoas
(Fotos: Olival Santos)

    Com mais de 100 atendimentos mensais a crianças com problemas respiratórios, a Clínica Infantil Dayse Brêda, localizada no bairro da Levada, em Maceió, é uma referência de atendimento para todo o Estado de Alagoas. A unidade conta com uma equipe multiprofissional, que garante uma assistência completa aos pacientes.
A unidade conta com uma equipe de profissionais de diversas especialidades médicas e possui um serviço reconhecido no tratamento da asma. “A clínica está preparada para a realização de consultas, exames e internações de crianças de 0 a 13 anos de idade”, destacou a pediatra e diretora geral da unidade, Elba Vasconcelos, que já acumula uma experiência de mais 40 anos de atividade na saúde pública e mais de 15 como gestora da clínica.
A diretora da unidade explicou que, na primeira consulta, é feito um levantamento de todo o histórico do paciente. “O trabalho é minucioso e garante uma visualização do quadro clínico do paciente”, destacou.
A pneumologista pediatra, Ana Claudia Dowsley, relatou que os casos mais comuns atendidos na clínica são as asmas, resfriados e pneumonias e crises alérgicas. “No inverno os problemas respiratórios tornam-se mais frequentes e os pais devem realizar medidas preventivas para atenuação dos problemas”, explicou a médica.

    Recomendações

Entre as ações que devem tomadas pelos pais, Ana Claudia destacou a higienização do ambiente, para evitar o acumulo de poeira, a limpeza de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Também é importante evitar fumaça de cigarro, gases, cheiros de tinta, de produtos de limpeza que podem ser prejudiciais aos asmáticos.
“As crises de asma dificultam a respiração e os pais e responsáveis devem levar suas crianças para um médico e ter seu estado controlado e monitorado”, explicou a médica. Ela lembrou que a informação é a principal arma para o tratamento de problemas de saúde e a família deve ser instruída sobre como agir nos momentos de crise e para a prevenção.
“Recomenda-se a ingestão de muito líquido e atividade física moderada, o uso de bronco-dilatadores deve ser indicado pelo profissional médico. Mas é importante observar as orientações e sempre manter o médico informado sobre a evolução do problema”, ressaltou a médica.

    Constatação

Entre os pacientes acompanhados na Clínica Dayse Brêda, está o filho de Serinelson de Araújo, o adolescente Serinaldo de Araújo, diagnosticado com asma. Ele é assistido na unidade há 5 anos e elogia o atendimento na unidade. “Sempre que precisei encontrei a clínica de portas abertas e seus profissionais, especialmente a médica Ana Cláudia, acompanham meu filho com conhecimento técnico e sensibilidade”, afirmou.