Geral

Com falha de Goleira, Brasil perde para Austrália e está fora do Mundial feminino

21/06/2015
Com falha de Goleira, Brasil perde para Austrália e está fora do Mundial feminino
brasilfeminino

Marta comandou as ações do escrete brasileiro na partida

O sonho de um título mundial foi novamente adiado pela seleção brasileira feminina. Na tarde deste domingo, no estádio de Moncton, a equipe foi derrotada por 1 a 0 pela Austrália e ficou sem a vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. O gol de Simon, que sacramentou a eliminação precoce, foi o primeiro sofrido pelo Brasil na competição – e ocorreu em falha da goleira Luciana, que tentou encaixar chute de De Vanna e deixou o rebote vivo na área.

O jogo marcou o fim de uma era em Mundiais – seis deles. Formiga afirmou na última sexta-feira que deixa o time depois das Olimpíadas, em 2016. O projeto da seleção permanente – já em prática há quatro meses – segue vivo, e o foco agora é a medalha de ouro no Rio de Janeiro.

O primeiro tempo foi digno de um jogo eliminatório. Jogadas de lado a lado e também uma pitada de polêmica. O Brasil começou propondo o jogo, mas com o perigo constante da velocidade do contra-ataque da Austrália, que acabou não assegurando boas finalizações. Pelo lado da seleção, Formiga mostrou mais uma vez na etapa inicial que o fôlego é grande. Comandou ao lado de Marta as ações ofensivas e até mesmo cobriu a defesa nas pontas e dentro da grande área. Foi responsável pelo grande lance do primeiro tempo. Em um chute de fora da área, obrigou a goleira Willians a espalmar pela linha de fundo.

Por sua vez, Cristiane apareceu mais avançada e por diversas vezes centralizada na meia-lua. Cercada, ela optou, do meio para o final dos 45 minutos iniciais, por se descolar para a esquerda, ficando assim mais perto de Marta. A solução deu efeito e o Brasil se apresentou mais no campo adversário. A reclamação ficou por conta do técnico Alen Stsjcic, que não se conformou com a marcação da árbitra de falta em camisa 11 brasileira. Com gestos, ele acusou a atacante de se jogar.

O segundo tempo começou com o Brasil pressionando. Logo nos primeiros minutos, Formiga mandou a bola na trave. Minutos depois, Andressinha conseguiu boa jogada pela direita de ataque em parceria com Andressa Alves. Mas o pior aconteceu. Aos 35 minutos, Luciana espalmou, e no rebote a bola foi nos pés de Simon, abrindo o marcador e assinalando seu terceiro gol na competição.

Agora, a Austrália pega nas quartas de final o vencedor do jogo entre Japão e Holanda, que se enfrentam na terça-feira, em Vancouver, às 23h (de Brasília). O Brasil volta ao país e foca na preparação aos Jogos Pan-Americanos.