Geral

Socioeducandos conhecem parque municipal de Maceió durante atividade lúdica

29/05/2015
Socioeducandos conhecem parque municipal de Maceió durante atividade lúdica
Os adolescentes visitaram o museu biológico do parque e conheceram as diversas espécies de árvores, sementes e animais disponíveis na reserva (Foto: Jorge Santos)

Os adolescentes visitaram o museu biológico do parque e conheceram as diversas espécies de árvores, sementes e animais disponíveis na reserva (Foto: Jorge Santos)

Como parte do projeto pedagógico da Superintendência de Assistência Socioeducativa, os adolescentes da Unidade de Internação Masculina Extensão (Uime) visitaram, nesta quinta-feira (28), o Parque Municipal de Maceió.
Atentos, os adolescentes visitaram o museu biológico do parque e conheceram as diversas espécies de árvores, sementes e animais disponíveis na reserva. Após a apresentação da bióloga do parque, os socioeducandos conheceram a trilha, o lago dos jacarés e as fontes de água. Após o passeio, os jovens fizeram um piquenique.
A superintendência de Assistência Socioeducativa informou que essas atividades fazem parte do planejamento pedagógico da Sase e tornam as aulas mais lúdicas, já que os adolescentes têm a oportunidade de ter uma aula prática, conseguindo aplicar o que foi estudado dentro de sala de aula. A prática é cobrada em sala de aula.
O adolescente C. E. S., 19 anos, conta que é a primeira vez que visita o parque municipal. “Estou achando o passeio muito bom e espero ver mais coisas. Além disso, ao estar aqui, recebemos a confiança da equipe, o que é muito importante”, falou.
Para o adolescente, esse tipo de trabalho é muito importante. “Antes não tínhamos essas oportunidades e agora que temos estamos valorizando. Essas atividades são importantes, não só para mim, mas para os meus colegas, pois ajuda a trabalhar a disciplina que, aos poucos, estamos conquistando”, completou.
De acordo com o gerente da unidade, Tallys Barbosa, esse trabalho tem dado resultados positivos. “Quando levamos os adolescentes para atividades externas, despertamos o interesse dos demais e assim mantemos o bom comportamento deles, que participam mais das ações da equipe pedagógica”, afirmou.
Fábio Palmeira, gestor do parque municipal, conta que a reserva já desenvolve esse trabalho de visitação há muito tempo, recebendo no ano passado mais de sete mil pessoas. Segundo o gestor, o parque já recebeu a visita de outras unidades da Sase. “Não tenho dúvida que esse é um trabalho extremamente importante de inclusão social, pois podem conhecer um pouco dessa unidade de preservação ambiental”, contou.