Geral

Semana Nacional de Museus incentiva turismo cultural em Alagoas

20/05/2015
Semana Nacional de Museus incentiva turismo cultural em Alagoas
Museu Théo Brandão sempre surpreende com seu acervo cultural. (Foto: Thiago Sampaio)

Museu Théo Brandão sempre surpreende com seu acervo cultural. (Foto: Thiago Sampaio)

A trajetória e a diversidade histórica de Alagoas devem ser contempladas de forma especial durante esta semana. Em celebração à 13ª Semana Nacional de Museus, o turismo cultural será incentivado pelas programações e atividades comemorativas, distribuídas entre os diversos centros museológicos do Estado.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que visa difundir as ações dos equipamentos culturais de todo país e aumentar o fluxo de visitação.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, a data deve fomentar o interesse do público pelos acervos existentes em Alagoas.
“O turismo cultural é mais uma aposta dentre a diversificação da oferta turística do Estado. Em datas como essa, é necessário promovermos e divulgarmos os pontos históricos, de uma riqueza cultural inquestionável, que despertam o interesse nos nossos visitantes”, afirma Jeanine Pires.
Na programação, o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), já consagrado como ponto turístico tradicional, recebe, até o dia 24 de maio, exposições, palestras e visitas guiadas.
A exposição “Um minuto de silêncio para a natureza”, que reúne 15 obras da artista plástica alagoana Julyane Ventura, está entre os destaques da programação.
Já o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), participa da comemoração promovendo debates, mesas-redondas e apresentações artísticas.
A programação segue até o próximo dia 22. Na ocasião, os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e bolsistas, sobre temas referentes ao museu e a trajetória do folclorista Théo Brandão, também serão apresentados ao público.
Ainda na capital Maceió, a Fundação Pierre Chalita celebra a 13ª Semana Nacional de Museus com a mostra 4º Salão de Fotografia, onde profissionais e amadores expressam seus olhares sobre os mais variados temas, proporcionando diálogo e o compartilhamento visual.
No interior do Estado, a Casa da Cultura de São Miguel dos Campos abre espaço para exposições e mostras que evidenciam a cultura sertaneja, organizadas em parceria com a Casa das Artes e estúdio Pau Brasil, de Maceió. Todas as atividades são gratuitas.
Durante a 13ª Semana de Museus, serão realizados 4.570 eventos em 609 municípios brasileiros. Este ano, o tema “Museus para uma sociedade sustentável” foi sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), com o objetivo de sensibilizar o público sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.