Geral

Maceió e Arapiraca recebem audiências sobre Plano Estadual de Educação

20/05/2015
Maceió e Arapiraca recebem audiências sobre Plano Estadual de Educação
Na ocasião, foi apresentada uma versão preliminar do plano, contendo as metas e estratégias para a implementação das políticas públicas educacionais de Alagoas para a próxima década (Foto: Valdir Rocha)

Na ocasião, foi apresentada uma versão preliminar do plano, contendo as metas e estratégias para a implementação das políticas públicas educacionais de Alagoas para a próxima década (Foto: Valdir Rocha)

Nesta quarta-feira (20), as cidades de Maceió e Arapiraca sediaram duas audiências públicas sobre o Plano Estadual de Educação (PEE), documento que reunirá as políticas públicas para a Educação Básica de Alagoas para o período 2016-2025. Os eventos ocorreram simultaneamente, das 8h às 13h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no campus A.C Simões e no Planetário de Arapiraca, no Lago da Perucaba.
As audiências são uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Fórum Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal) e, na ocasião, foi apresentada uma versão preliminar do plano, contendo as metas e estratégias para a implementação das políticas públicas educacionais de Alagoas para a próxima década.
O PEE tem como referência o Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado como lei pela presidenta Dilma Rousseff em 25 de junho de 2014. O PNE reúne as 20 metas para a educação pública na próxima década, tendo como base as seguintes diretrizes: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e cidadania; promoção da gestão democrática; promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país.

Participação popular

O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, destacou a importância da participação dos vários segmentos da sociedade alagoana neste processo de mobilização para a construção do plano.
“Ouviremos a comunidade, principalmente os que trabalham com a educação, para termos um documento que verbalize as necessidades da população transformadas em lei. Queremos um plano robusto e que represente o que o povo alagoano anseia e que educação ele deseja para si”, enfatiza Barbosa.
O secretário também ressaltou que o Estado apoiará os municípios alagoanos na construção de seus planos. “A educação deve ser encarada como ação coletiva e é nosso papel assessorar, acompanhar e discutir com os municípios a construção dos seus projetos. Estamos à disposição, por meio da SEE e das Coordenadorias Regionais de Educação, para ajudarmos no que for necessário, de forma que tenhamos documentos que reflitam a realidade local e apontem estratégias específicas para cada município”, avalia.

Consulta online

A versão preliminar do PEE também pode ser acessada no site da SEE por meio do link http://www.educacao.al.gov.br/espaco-do-servidor/plano-estadual-de-educacao-pee/pee-2015-2025.
Os interessados em contribuir para a construção do PEE devem acessar o link acima onde constam a versão preliminar do documento e um formulário para a exposição de propostas.
“Neste formulário, é possível apresentar alterações no texto das estratégias, bem como propor novas estratégias. As metas, que são as mesmas do Plano Nacional, serão mantidas”, explicou a superintendente de Políticas Educacionais da Educação e coordenadora da comissão técnica do PEE, Claudiane Pimentel.